sexta-feira, 30 de julho de 2010

PADRE VILECI , COORDENADOR DO SECRETARIADO DO 13º INTERECLESIAL FALA SOBRE TEMA E LEMA


Participantes do encontro afirmam na carta da I Ampliada Nacional que compreendem que a vida é uma romaria que se transforma em missão a serviço da comunidade.

"Justiça e Profecia a serviço da vida" e "CEBs Romeiras do Reino, no campo e na cidade", foram o tema e o lema, respectivamente, escolhidos pelos representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) de todo o Brasil, para o 13° Intereclesial das CEBs, que acontecerá na diocese do Crato, na região do Cariri, Ceará, entre os dias 23 e 27 de julho de 2013. A escolha do tema aconteceu durante a I Ampliada Nacional das CEBs, realizada também no Crato, entre os dias 17 e 20 deste mês. Como já havia adiantado o coordenador geral da equipe ampliada nacional das CEBs, padre Vilecir Vidal, a temática da romaria, tão característica da região do Cariri, estaria entre os assuntos centrais para o 13° Intereclesial. Sobre a escolha do tema e do lema, os participantes do encontro afirmam na carta da I Ampliada Nacional que "compreendem que a vida é uma romaria que se transforma em missão a serviço da comunidade".
Padre Vilecir explicou que o tema "Justiça e Profecia a serviço da vida" significa a afirmação sobre a questão de ser discípulo e missionário de Jesus, com um testemunho de vida que vai além da condição de ser humano, abrangendo a vida do planeta, meio ambiente, a luta e a defesa dos povos, e outros desafios. "O tema Justiça e Profecia, abrange esse panorama conflituoso que existe atualmente", afirmou.
Sobre o lema, que trata especificamente da romaria, ele esclareceu que baseado numa reflexão bíblica sobre a caminhada do povo de Deus, o sentido da romaria reflete em uma compreensão sobre o espaço sagrado para os romeiros, já que para eles, o ato da romaria é uma reafirmação da fé. Neste sentido, segundo informou o padre, foi pensado e decidido que "onde o povo vai as CEBs têm que estar".
Ele disse ainda que as CEBs enfrentam, atualmente, três desafios: família, juventude e a reafirmação na cidade. "O desafio na cidade tem sido pauta das CEBs, porque é clara a presença das CEBs no campo, mas na cidade é preciso reafirmar a missão", observou.
Com temáticas definidas, padre Vilecir informou que os próximos passos da equipe das CEBs incluem o processo de preparação e formação sobre o tema nas paróquias da diocese do Crato. Para um aprofundamento do estudo do tema Justiça e Profecia a serviço da vida, ele disse que haverá um encontro das equipes da regional Nordeste 1, entre os dias 17 e 19 de setembro. A próxima Ampliada acontecerá de 26 a 29 de janeiro. Todas essas atividades acontecem no Crato, que sediará o evento de 2013.
Durante a I Ampliada Nacional os participantes percorreram os espaços onde serão realizadas as atividades do 13° Intereclesial. Padre Vilecir finalizou dizendo que é necessário compreender a romaria como vida em missão, que está presente em todo o Brasil. "O espaço do romeiro é uma reafirmação do seu compromisso com sua comunidade", disse.

FONTE: ADITAL

Tatiana Félix
Jornalista da Adital