sexta-feira, 30 de julho de 2010

NOTA DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (CPT) DA DIOCESE DE QUIXADÁ PELO FALECIMENTO DE IR. TEREZA CRISTINA

“Se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto”. (Jo 12, 24)

Na manhã do dia 26 de julho de 2010, recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento de nossa querida Ir. Tereza Cristina, agente da CPT da Diocese de Quixadá.
Seu nome de batismo era Maria Lucimar de Lavor. Tereza Cristina foi o nome que ela recebeu por ocasião de sua profissão religiosa na Congregação das Filhas de Santa Tereza. Em 1963, deixou sua Congregação para, juntamente com outras companheiras, fundar a comunidade religiosa denominada Irmãs Missionárias Diocesanas, hoje Irmãs de Jesus Missionário, cuja atuação profética e solidária entre os mais pobres é marca fundamental deste grupo de irmãs.
Ir. Tereza Cristina nasceu na cidade de Cedro – CE, no dia 02 de janeiro de 1933. Nos anos de 1978 a 1984 morou na Paróquia de Ibaretama. Em 1985, foi transferida para Quixadá, residindo no Bairro Combate, ficando ali até o ano de 1994, onde partilhava sua vida missionária também com Paróquia de Choró. No ano de 1995 chegou a Quixeramobim, residindo ali até junho de 2009, quando foi transferida para Fortaleza por causa do seu tratamento de saúde. Portanto, foram 31 anos de doação completa ao povo de Deus da Diocese de Quixadá.
Durante os anos em que esteve na Diocese de Quixadá, Ir. Tereza Cristina atuou fortemente na Comissão Pastoral da Terra (CPT). Era uma mulher firme, corajosa, de grandes virtudes, não medindo esforços para estar ao lado dos/as Trabalhadores/as Rurais em suas lutas. Nas Santas Missões Populares, na luta e conquista da terra, na formação dos agentes da CPT, no serviço aos mais pobres, no anúncio de Jesus Cristo Libertador Ir. Tereza Cristina deixou marcas profundas por estes nossos sertões. Fez grandes amizades e sempre foi lembrada com muito carinho pelas comunidades por onde andou.
Era uma religiosa simples, amiga e companheira do povo, decidida em seus ideais. A maneira de viver sua consagração inspirou a vida de tantos/as irmãos e irmãs que hoje estão engajados/as nas lutas populares, de maneira especial na CPT. Acompanhamos com grande preocupação e tristeza seus últimos dias de vida nesta terra, quando o seu quadro de saúde agravou-se. Alegramo-nos demais com notícias de alguma melhora. Mas, tínhamos a certeza de que até mesmo neste momento de sofrimento sua coragem, fé, ternura e confiança em Deus eram tamanhas para continuar lutando pela vida.
Não temos mais sua presença física, mas acreditamos que ela já está junto do Pai, gozando das alegrias eternas reservadas aos/às que, nesta terra, souberam doar suas vidas em favor dos/as pequenos/as, os/as preferidos/as de Deus.
Ir. Tereza, a sua vida, doada pelo Reino, continuará em nossas vidas, nas vidas de todos/as aqueles/as que continuam acreditando e lutando por um mundo justo e fraterno. Nós, da CPT da Diocese de Quixadá, os/as trabalhadores/as rurais, outros seus amigos/as somos eternamente gratos/as a Deus por ter colocado você em nosso caminho, da mesma maneira que somos gratos/as a ti pelo companheirismo durante tantos anos de luta e caminhada. Sabemos que continuarás junto a nós. Continuamos contando contigo e sabemos que, donde estás, não nos abandonarás. Esteja em paz!

Quixadá, 27 de julho de 2010
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Diocese de Quixadá