quarta-feira, 26 de maio de 2010

MISSÃO: UMA AVENTURA FASCINATE E INESQUECÍVEL


Já comemoramos Pentecostes, onde o Amor do Pai se concretiza mais uma vez através de seu Espírito de Paz que mostra a nós a necessidade que temos de dar continuidade ao Projeto grandioso mostrado por Jesus Cristo. Esse Jesus, como afirma as escrituras no evangelho de São Lucas, ao ser banhado pelo Espírito que é Santo, é chamado a partilhar o dom da sua vida com o povo de sua região.

Lucas 4 – 18-21
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor”. Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Então, começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.”
Ao ouvir estas palavras de Jesus e fazendo memória ao Projeto Santas Missões Populares vê-se algo grandioso: não há como não se sentir chamado pelo Pai a proclamar também as Graças e Maravilhas que Ele faz por cada um de nós. Não há como não se emocionar diante da grandeza desse amor de Deus que guia nossos passos nesta caminhada dificultosa, porém prazerosa.

Tivemos muitas alegrias neste projeto, é o que vale a pena lembrar. As alegrias dos encontros do “Grupo dos 30 (40)”, a alegria dos Retiros Paroquiais e Diocesanos, dos Encontros com os Missionários, das ações Sociais, do Grito dos Excluídos, enfim das nossas amizades, pelo estreitamento de laços e pelo comprometimento com a causa do reino, Reino de Deus que sempre esteve e sempre estará ao nosso lado. Deus que sempre soube aproveitar as dificuldades para nos ensinar que era preciso recomeçar, dar um novo impulso à sua Igreja. Igreja de Aparecida, paróquia iluminada com preciosos dons. Pois foram estes dons que impulsionaram o projeto a alcançar parte de seus objetivos, povo simples, fazendo coisas pequenas porém recheadas de algo que somente essa gente sabe fazer: ser capaz de enxergar um Deus sem máscaras. Deus se fez presente sem máscaras neste projeto e foi capaz de nos fazer entender que é preciso enxergá-Lo no nosso semelhante, aliás foi o que mais tivemos oportunidade de aprender neste projeto missionário.
E assim, como foi traçado em 2007, após a Celebração de Pentecostes (2010), o projeto articulado teria sua finalização, mas as conseqüências, os frutos continuarão presentes nas pessoas que foram tocadas e que, de uma forma ou de outra, não perderão a essência de seus chamados, afinal são Conscientes, Convictos e Comprometidos com o projeto de Deus para a humanidade.
Discípulos e Missionário de Jesus Cristo sejamos todos fortalecidos para encararmos a dura missão de anunciar as alegrias que fazem o ato de ser Cristão, uma aventura fascinante e inesquecível.
Nossa Senhora Aparecida, padroeira de nossa paróquia, abençoai os missionários e missionárias, Amém, assim seja!!!

Coordenação Missionária Paroquial de - Nossa Senhora Aparecida - Juazeiro do Norte, Ce