quinta-feira, 27 de maio de 2010

AS CEB’s E O COMPROMISSO

No momento em que escrevo este artigo, os bispos do Brasil estão reunidos em Brasília, por ocasião da 48ª Assembléia Geral da CNBB. Um dos temas prioritários desta Assembléia chama a atenção: As Comunidades Eclesiais de Base.
Quais os motivos que levaram a CNBB incluir na referida Assembléia esta temática? As CEB-s não gozam de muita visibilidade institucional, não têm muita relevância, muitos consideram-nas como que ultrapassadas e realidade de um passado sem ressonância eclesial, ``o clero moderno`` em grande parte não se envolvem com as mesmas , os que se preparam para o sacerdócio quando instigados sobre o assunto ou não revelam muito interesse para conhecê-las ou emitem seus juízos preconceituosos nos ``corredores``, mas que chega até nossos ouvidos; talvez ambos originários ou das novas comunidades e movimentos com perfil neo-pentecostal que têm outro estilo, ou das próprias Paróquias ou Áreas pastorais mais envolvidas com a sua manutenção, com construções e menos evangelizadoras.
Na minha opinião três fatores levaram a CNBB a empreender uma... CONTINUE LENDO AQUI

PE. ALMIR MAGALHÃES , padre da Arquidiocese de Fortaleza, Reitor do Seminário Arquidiocesano de Filosofia, Professor da Faculdade Católica de Fortaleza e Mestre em Missiologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

FONTE : JORNAL O POVO DE DOMINGO DIA 23 DE MAIO

22 Mai 2010 - 21h51min