quarta-feira, 26 de maio de 2010

CARTA FINAL DO III CONGRESSO NACIONAL DA CPT


A Comissão Pastoral da Terra (CPT), instituição relacionada com a CNBB, realizou, na semana passada, seu III Congresso Nacional em Montes Claros (MG). O evento durou quatro dias e reuniu agentes da CPT, trabalhadores e convidados, num total de 760 pessoas.
“O Congresso tem a função de escutar os trabalhadores. São eles que apontam os rumos para a CPT”, explica o secretário da coordenação nacional da CPT, Antônio Canuto. Metade dos participantes do Congresso era de camponeses. “O Congresso é para que os trabalhadores tenham voz”, defende Canuto.
De acordo com o secretário o III Congresso chamou a atenção pelo número de jovens e mulheres. “Dos participantes, 42% eram mulheres e jovens até 25 anos eram 17%”, disse Canuto.
Para Canuto, o encontro apontou duas novidades em relação ao trabalho da CPT desde sua fundação. “A CPT nasceu em defesa pela conquista da terra. Agora, o foco é a defesa do Planeta Terra, da biodiversidade”, esclarece. “A CPT nasceu defendendo os posseiros, a defesa agora é do resgate dos territórios dos povos tradicionais”, completa.
O Congresso aprovou, além de uma Carta Final, várias moções. Mais informações no site da CPT: www.cptnacional.org.br

Leia aqui a Carta Final do Congresso.
Fotos: João Zinclar
FONTE: CNBB