terça-feira, 13 de abril de 2010

CARTA DE D. ÂNGELO PIGNOLI , POR OCASIÃO DO ENCONTRO DA COORDENAÇÃO DO REGIONAL DAS CEB'S - CEARÁ

REGIONAL NE I – CNBB – CEARÁ

ARTICULAÇÃO REGIONAL DE CEB's


“Uma Igreja que nasce do povo, pelo Espírito de Deus”.

Juazeiro do Norte – CE, 11 de abril de 2010
(Encontro Regional da Coordenação de CEBs)

Caríssimos,

Estamos vivendo um tempo de graça em nosso Regional com a preparação do XIII Intereclesial das CEBs em 2013, na Diocese de Crato. É o momento especial para concretizar o que propõe o Documento de Aparecida ao afirmar que as paróquias sempre prestaram grande serviço evangelizador, sendo consideradas “células vivas da Igreja e lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial” (DA, n. 170).
Mas, diante das mudanças ocorridas nas últimas décadas, de modo especial com a urbanização acelerada e a comunicação globalizada, as paróquias clamam por renovação e “reformulação de suas estruturas, para que sejam rede de comunidades e grupos, capazes de se articular, conseguindo que seus membros se sintam realmente discípulos e missionários de Jesus Cristo, em comunhão” (DA, n. 172-173).
Sentindo que já é chegada a hora e que se torna mais urgente a realização desta proposta em nosso Regional, nenhuma comunidade deve se isentar de entrar decididamente, com todas as suas forças de comunidade eclesial de base, nesse processo.
Segundo Dom Aloísio Lorscheider, “a comunidade é o eixo de toda a pastoral da Igreja”. Em vista disto, torna-se indispensável valorizar as diversas formas comunitárias, nas quais seja possível experimentar a gratuidade dos relacionamentos e compromisso missionário. Fruto de longa experiência, as CEBs permitiram ao povo chegar a um conhecimento da Palavra de Deus, a uma vivência profunda dos sacramentos e ao compromisso social em nome do Evangelho, pela ação santificadora do Espírito.
Reconhecendo que as CEBs “podem contribuir para revitalizar as paróquias, fazendo delas uma comunidade de comunidades” (DA, n. 179), convocamos todos os animadores das comunidades, de Pentecostes à Santíssima Trindade, um tríduo com o seguinte roteiro: 1º dia – O sentido da Palavra na comunidade; 2º dia – Sacramento da vida na vida da comunidade; 3º dia – A missão da comunidade é ajudar aos irmãos e irmãs necessitados.
E, assim como São Paulo pediu a Tito que fizesse na comunidade dos Coríntios uma coleta generosa, como fez as igrejas da Macedônia (2Cor 8), façam também este gesto de solidariedade para ajudar na auto sustentação da caminhada das CEBs em sua diocese, rumo ao XIII Intereclesial.
Desejo que todos as paróquias se tornem missionárias, seguindo o exemplo da primeira comunidade cristã (cf. At 2, 46-47) no partir do pão da Palavra e da Eucaristia e na prática da caridade.

+ Dom Ângelo Pignoli -Diocese de Quixadá

Bispo Referencial das CEB's no Regional N-I