terça-feira, 13 de abril de 2010

COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA LANÇAM CAMPANHA PELA REDUÇÃO DA TAXA DE ESGOTO

As CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), junto com as pastorais sociais, a Caritas Arquidiocesana e diversos movimentos populares lançam, na segunda-feira próxima, dia 19 de abril, a partir das 16 h, na Praça do Ferreira, a Campanha “Esgoto já – sem explorar!”. Haverá um stand para a coleta de assinaturas, carro se som, faixas e distribuição de panfletos, contendo um manifesto. Até um jingle (música) foi composto especialmente para este movimento.
A campanha é motivada pela resistência de inúmeras famílias, residentes nos bairros de periferia, contra a ligação de seus domicílios à rede de esgoto sanitário, uma vez que a partir desse momento sua conta d’água duplicará. Alegam que o ônus supera o benefício. A Lei 11.445, de 5-1-2207, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, exige no seu artigo 30, item IV que a estipulação da tarifa de esgoto leve em consideração, entre outros fatores, o da “capacidade de pagamento dos consumidores”.
O manifesto lançado pelas CEBs (no anexo) propõe uma redução da taxa de esgoto até 10% do consumo d’água, para todos os domicílios cearenses. A taxa atual é de 100 %, considerada abusiva.
A coordenação da campanha pretende coletar algumas dezenas de milhares de assinaturas que serão entregues em um ato público aos órgãos competentes.
(As Comunidades Eclesiais de Base são pequenos núcleos da Igreja Católica inseridos nos bairros de periferia urbana e no Interior e cultivam uma espiritualidade profético-libertadora, de forte inspiração bíblica.)

Leia o Manifesto de lançamento da Campanha AQUI

FONTE : Coordenação Arquidiocesana das CEB's - fortaleza
(Carlos Tursi -p/ Coodenação Fone: 3263.27.30
E-mail: citursi@superig.com.br)