quinta-feira, 11 de março de 2010

MORADORES E MOVIMENTOS QUESTIONAM ABAIXO-ASSINADO EM FAVOR DO ESTALEIRO NO TITANZINHO

A entrega de um abaixo-assinado contendo mais de 10 mil assinaturas de pessoas supostamente favoráveis à construção de um estaleiro na praia do Titanzinho, no Serviluz, causou questionamentos por parte das organizações e moradores que vêm atuando contra a instalação da indústria naval no local, uma vez que, até o momento, não ouve diálogo direto entre o Governo Cid Gomes e as comunidades. O documento foi entregue na última terça-feira, dia 9, pelo vereador Salmito Filho, presidente da Câmara de Fortaleza, ao governador do Ceará.
Segundo o integrante do Movimento dos Conselhos Populares, Igor Moreira, a comunidade denuncia e questiona a legitimidade das assinaturas coletadas. Ele afirma que o vídeo caseiro que circula na internet com o título “Abaixo assinado pra enganar o povo” é uma prova do que aconteceu no Serviluz e em comunidades vizinhas, como a do Morro e a do Castelo.
“As pessoas terceirizadas foram contratadas para colher assinaturas a favor da construção do estaleiro, mas nem ao menos sabiam do que se tratava, ou, o que era realmente um estaleiro”, denuncia. O vídeo pode ser acessado pelo endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=xG78x9Q1Wkk.
Durante a semana passada foram realizadas audiências públicas tanto na Câmara Municipal, como na Assembléia Legislativa, para discutir a idéia da construção do estaleiro na praia do Titanzinho. De acordo com Igor, os argumentos por parte da maioria dos parlamentares já se tornaram repetitivos. Para ele, há na verdade uma disputa da comunidade contra o clientelismo, e o abaixo-assinado que foi entregue ao governador é uma prova disso.
“Enquanto muitos políticos se posicionavam a favor do estaleiro, na semana passada, com as audiências, a comunidade ganhou alguns parlamentares que se aliaram na luta contra a construção do estaleiro”, afirma.
O Serviluz atualmente conta com várias iniciativas que trabalham pelo desenvolvimento cultural e político do bairro. Entre elas está o Titanzinho Digital, que oferece cursos na área da informática, de idiomas e também cursinho pré-vestibular. Coordenador do projeto Titanzinho Digital, André Aguiar fala da sua preocupação com a preservação da área e denuncia o desinteresse governamental em proteger o local e oferecer mais qualidade de vida aos moradores.
“Sobre a questão do estaleiro, não houve por parte do governo, diálogo com a comunidade. Trata-se de um assunto sério, de ordem social, econômica e ambiental que pode afetar os que moram no Serviluz”, afirma. Para André, o que a comunidade quer é apenas defender o que está na lei, pois já que a área é uma ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) deve ser tratada como tal.

Recital poético contra o estaleiro

Reunindo poetas, moradores e moradoras do bairro Serviluz e de outros bairros da cidade, acontece no próximo sábado, dia 13, a partir das 10h, na praia do Titanzinho o “Recital Poético em Defesa do Titanzinho”, uma iniciativa do grupo Chocalho, mas que conta com a adesão de vários outros movimentos. A proposta é fazer um ato contra a construção do estaleiro, e discutir, através da recitação de poemas e conversas com os moradores, a questão do estaleiro.

Clik no liink abaixo e confira o video “BAIXO ASSINADO PARA ENGANAR O POVO”

http://www.youtube.com/watch?v=xG78x9Q1Wkk

FONTE: ADITAL