quinta-feira, 11 de março de 2010

EM QUIXERAMOBIM EQUIPE REMEMORA 180 ANOS DE NASCIMENTO DE ANTÔNIO CONSELHEIRO

Realizando intervenções artísticas e com proposta pedagógica de criar materiais de memória envolvendo o universo social Conselheiro/Canudos, o Instituto do Patrimônio Histórico de Quixeramobim (ONG Iphanaq) apresenta nesta semana o Conselheiro Vivo 2010 – Cultura e Transformação, marcando os 180 anos de nascimento, em Quixeramobim, de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro.
A programação será apresentada ao público nos dias 12 e 13 de março. O Projeto “Intervenções Estéticas” apresenta projeções de vídeo nas dependências da Casa onde nasceu Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, a 224 km de Fortaleza. A intervenção de vídeo é resultado de trabalho de campo na cidade com a população.
Durante o mês de março, a turma de alunos do Projeto recebeu formação de vídeo e realizou entrevistas em locais diversos utilizando como mote a impressão dos moradores sobre Antônio Conselheiro. Coordenado pelo artista visual Alexandre Veras, o Projeto “Interações Estéticas” é resultado de edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e desenvolvido em conjunto com o Ponto de Cultura “Patrimônio Vivo”, da ONG Iphanaq.
Após edição na semana, o trabalho será apresentado à cidade na noite de sexta-feira, 12, continuando na Casa Antônio Conselheiro no dia seguinte, 13, data que marca o nascimento de Antônio Conselheiro. Na exposição, grande parte da Casa, um casarão no Centro de Quixeramobim, será usada para exposição de depoimentos e impressões da cidade sobre o conterrâneo de maior projeção na cidade.

Fotografia
Lugares da memória vivida por Conselheiro em Quixeramobim – a Casa, as Igrejas e o Rio, por exemplo – e as leituras da cidade atual a partir de Conselheiro são os caminhos da Oficina de Fotografia ministrada no /Conselheiro Vivo/ pelos fotógrafos Igor Câmara e Weynes Matos.
Trabalhando a educação na perspectiva criativa, a oficina tem como núcleo a turma de alunos da Escola pública Luíza Távora, mas é aberta também a outros participantes interessados. Após o Conselheiro Vivo, os fotógrafos terão novos encontros com a turma para captação, edição e montagem de exposição a ser apresentada em junho à cidade, a partir de proposta da ONG Iphanaq ao Banco do Nordeste. Durante o evento, a Oficina ocorre durante todo o sábado e na manhã de domingo.
A programação do Conselheiro Vivo também apresenta debates com convidados no rádio e programação musical, sempre na Casa Antônio Conselheiro, com artistas locais, sexta e sábado, e intervenção com seleção de músicas de integrantes da ONG, na noite de sábado. Iniciado ainda na década de 1990 pelo então Movimento Antônio Conselheiro, o /Conselheiro Vivo/ ocorre na década atual com o objetivo de debater a memória Conselheiro/Canudos/Sertões e projetar a mesma atualizando-a nas temáticas sociais e artísticas da cultura.

FONTE: ANOTE