sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DIOCESE DE SOBRAL- PAROQUIA DE SANTA QITERIA REALIZA MISSÕES POPULARES

A equipe de Pastoral de Comunicação da Diocese de Sobral esteve em santa Quitéria, a convite de seu pároco – o Pe. José Lucione – a fim de fazer uma 1ª visita missionária, representando a Associação de Missionários e Missionárias do Nordeste – a AMMINE – que estará naquela paróquia de 08 a 15 de agosto para a realização de umas Santas Missões Populares.
Seremos 12 Missionários de fora, que nos uniremos a muitos missionários de dentro da paróquia, para realizarmos uma semana missionária, seguindo os esquemas adotados – mais ou menos – há 40 anos pela grande equipe missionária do nordeste, hoje AMMINE, de acordo com as orientações espirituais dos grandes missionários que nos antecederam em nossa região: Pe. Ibiapina, Pe. Cícero, Frei Vidal da Penha, Frei Damião, Antônio Conselheiro e outros.
Toda a equipe missionária, em Santa Quitéria, terá um condutor principal, que é o Pároco, sem o qual, nada podemos realizar. Ele dará todo o apoio preciso, para que a Missão aconteça e oferecerá toda a estrutura necessária para que o trabalho se desenvolva antes, durante e após o desenrolar das Santas Missões, ao que chamamos de pré-missão, Missão e pós-missão.

Agora que estamos nos 1ºs contatos da pré-missão. Começamos a delinear o “retrato” da Paróquia. Nossa ida ontem a Santa Quitéria, além de nos fazer conhecer suas forças vivas – pois estavam em assembléia paroquial – deu-nos a oportunidade de esclarecer todo o esquema do trabalho missionário que pretendemos realizar por lá, na 1ª quinzena de agosto. Daí, esta preparação.
Antes de tudo, formar as comissões: de som e divulgação; de recepção e hospedagem; de liturgia, acolhimento e animação; de finanças, de rezadeiras e de saúde; da Fogueira, do Santo Cruzeiro e do Mutirão. Também informamos o que significam os símbolos da missão: a fogueira e as caminhadas como ato penitencial; o trabalho em mutirão e a missa dos doentes para demonstrar a solidariedade; o perdão dos pecados e a eucaristia para provar a nossa fraternidade; o santo cruzeiro para manifestar o nosso desprendimento; a vela acesa, todo tempo, para significar a presença constante de Cristo, em nossas vidas; a Bíblia para dirigir nossos passos; enfim, demos todas as informações necessárias para ficar bem claro que a Missão é um tempo sagrado de esperança e de mudança na comunidade.
dAlém do apoio do pároco e da comunidade cristã de Santa Quitéria, vamos contar, certamente, com a presença de sacerdotes das paróquias vizinhas, que acompanharão o trabalho missionário a ser feito, e colaborarão com as confissões individuais do povo de Deus que, nessas ocasiões, aproveita bem do movimento feito na paróquia para uma boa revisão de vida e para uma volta à casa do Pai.
Como acontece em todas as Santas Missões da AMMINE, um grande “santuário” será erigido em praça pública de Santa Quitéria, para acolher todo o povo de Deus, a cada noite, na grande celebração em que se ouvirá o grande sermão da Missão. Todos os dias, a partir das 04 horas da manhã, haverá caminhadas e celebrações penitenciais, partindo da Matriz com o Santo Cruzeiro, em direção a um dos pontos da cidade, previamente preparado, onde existam comunidades organizadas, tudo contando com a participação e presença de muitos fiéis. Esta é só a 1ª notícia. Vamos voltar ao assunto.
FONTE:http://jornalcorreiodasemana.wordpress.com/