sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CURSO LIVRE NO VIVA

“O inferno são os outros!”
Filosofia da Alteridade no século XX: Que futuro tem o humanismo?

Às terças-feiras, 19:30 – 21:30 h, a partir de fevereiro de 2010
com o rofessoor - Carlo Tursi é teólogo católico e membro da recém-eleita coordenação arquidiocesana de CEBs, em Fortaleza, Ceará
Contato: (fone: 4006.7657)
Ementa:

A proposta é conhecer as grandes filosofias humanistas do século XX que tematizaram a relação Eu-Tu e o problema que constitui o Outro para o indivíduo liberal moderno. Por que tendemos hoje a sentir a presença do Outro ( do cônjuge, do vizinho, do colega de trabalho, do estranho, do mendigo na rua etc.) como incômoda e perturbadora, quando não como ameaçadora e invasora ? Que reservas humanistas se encontram ainda no ser humano, tão mergulhado como está na competitividade e no espírito concorrencial, no individualismo e na luta pela sobrevivência?

Igrejas – túmulos de Cristo?”
Quanto da mensagem original de Jesus de Nazaré sobrevive nas igrejas cristãs, hoje?

Às quartas-feiras, 15:00 -17:00 h, a partir de fevereiro de 2010
C a r l o T u r s i

Ementa:
É constrangedor, porém forçoso reconhecer que atitudes praticadas por Jesus Cristo como “provocar divisão”, “trazer fogo à terra”, “gritar as verdades por cima dos telhados”, “buscar a justiça mais do que o bem estar da família”, “confraternizar-se com pecadores, prostitutas e marginalizados em geral”, “desafiar autoridades religiosas e políticas”, “preferir pastoralmente as ovelhas desgarradas, afastadas, arredias” – para citar apenas algumas – não são, absolutamente, valorizadas pelas igrejas atuais que se intitulam como “cristãs”. O curso vai investigar esta curiosa contradição...


“Introdução aos 4 Evangelhos”
Um estudo comparativo entre os enfoques diferentes de cada evangelista

Às terças-feiras, 17:00 -18:30 h, a partir de fevereiro

Ementa:
A grande maioria dos cristãos não faz idéia da diversidade de enfoques com que os 4 evangelhos canônicos tratam da pessoa de Jesus e das necessidades da jovem comunidade dos discípulos (igreja). As divergências entre os evangelistas acerca da filiação do Cristo, a discordância de linguagem do 4º Evangelho em relação ao Jesus dos evangelhos “sinóticos”, a pluralidade de simbolismos que se referem ao surgimento da Igreja (fundada ou não por Cristo?) serão alguns dos tópicos abordados.
C u r s o l i v r e n a U n i v e r s i d a d e S e m F r o n t e i r a s

“O Cristianismo Infantilizado”
Porque as igrejas não conseguem (não querem) uma catequese de adultos
Às quintas-feiras, 15:00 – 17:00 h, a partir de fevereiro de 2010
Fone: 3224.0909
C a r l o T u r s i
Ementa:
“Quando me tornei adulto, deixei as coisas que são próprias das crianças...”, escreveu o apóstolo Paulo, certa vez. Ele se referia à maneira de compreender e viver a fé cristã. Por que as igrejas continuam “blindando” seus fiéis contra os resultados da exegese e da hermenêutica bíblicas modernas? Por que julgam que devem “proteger” seus crentes contra um estudo teológico sério e crítico? Explicar as realidades simbólicas da religião cristã em Bíblia, Sacramento e Credo seria, realmente, tão escandaloso para os “pequeninos”? – O curso vai demonstrar que não.

C u r s o l i v r e n a F a c u l d a d e C a t ó l i c a d e F o r t a l e z a
“O Sermão da Montanha em seu sentido existencial”
Reflexões hermenêuticas sobre o coração do evangelho mateano
Às quintas-feiras, 18:30 – 21:30 h, a partir de fevereiro de 2010
Fone: 3219.0144
C a r l o T u r s i
Ementa:
Sabemos hoje que, embora baseado em palavras do Jesus histórico, o célebre “Sermão da Montanha” é uma elaboração do evangelista “Mateus”. – Mas qual teria sido o sentido pretendido desta peça catequética? Teria sido o de exigir uma moral cristã rigorista que ainda superasse o legalismo praticado pelos fariseus? Durante séculos, foi interpretada como uma lei para os que queriam ser “perfeitos”, levando à culpabilização até de pensamentos e desejos. O curso vai demonstrar que esta compreensão não se sustenta e necessita ser substituída por uma interpretação existencial que nos possibilite enxergar a vida humana e o mundo com os olhos benevolentes e misericordiosos do próprio Jesus.