sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

NATAL - FESTA DE DEUS - FESTA DO POVO

A comemoração natalina é uma antiga tradição que se espalhou pelo mundo, é marcada pelo sentimento de paz, amor, fraternidade e esperança. Dia 25 de dezembro data instituída em homenagem ao nascimento de Jesus, por esse motivo, no Natal, as pessoas voltam seus espíritos para as coisas boas, refletindo sobre tudo que viveu e compartilhou com as pessoas amadas.

O natal passou a ser contemplado em 330 d.C pelas igrejas Católica, Anglicana e Protestante. A igreja Ortodoxa comemora a data em sete de janeiro, data do batismo de Jesus.
A palavra natal se originou do latim (natalis), tendo como significado nascer. Antes do nascimento de Jesus, aconteciam nesse dia as comemorações pelo sol invencível (Solis Invictus), em agradecimento aos raios solares que ficavam mais fortes. Mas por ser uma festa pagã, que adorava um elemento da natureza e não a Deus, os cristãos adotaram-na com outro sentido, o do natal, sendo oficialmente registrado pela Vossa Santidade, o Papa Libério, em 354 d.C.
A ideia de enfeitar as árvores surgiu das festas pagãs, onde celebravam a fertilidade da terra. Já no século XVI os cristãos adotaram o costume, mas a tradição ganhou entusiasmo na Alemanha e se espalhou por todo o mundo. Hoje, tanto cristãos como não cristão vivenciam esta festa. Ela se tornou ainda mais visível e aceita por toas as pessoas devido a ampliação das simbologias que podem ser contempladas em cada canto deste imenso universo.
Os principais símbolos do natal são: a estrela de Belém, que guiou os três Reis Magos até Jerusalém; os próprios Reis Magos, que levaram incenso, ouro e mirra a Jesus; o presépio, criado por são Francisco de Assis, no século XIII; a árvore, desde as festas pagãs, tendo sido adotadas mais tarde pelos cristãos; a guirlanda e as velas, que representam as etapas da salvação de Cristo; Papai noel, homenagem a são Nicolau – que no século IV oferecia presentes às crianças; a ceia, que simboliza o momento do nascimento; os presentes, como forma de lembrar a visita dos três Reis Magos que presentearam Jesus; dentre outros.
A ceia natalina servida na véspera do dia de natal, é o jantar do dia 24. Nesse momento as famílias se reúnem para confraternizar, de forma harmônica, comemorar as conquistas obtidas durante o ano e num agradecimento gentil à a troca de presentes. Com isso, o natal tornou-se uma data que acelera as vendas no comércio, pois dar presentes tornou-se um hábito de toda população mundial.
Para alguns esta cultura do "dar presentes no Natal" veio abrilhantar a festa, pois favorece maiores vendas e arrecadações financeiras, mas, para aqueles que procuram viver o cristianismo com mais radicalidade, este costume está fazendo a população esquecer o lado belo da festa, que foi crida exatamente para celebrar o aniversário do Rei dos reis, o Messias esperado, para salvação de toda humanidade.

Ilza Franca Santos - Teóloga, Pedagoga e Psicopedagoga Clícica - Assessora das CEBs e Pastorais Sociais de Acopiara - Ce.