quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ENCONTRO DA COORDENAÇÃO DAS CEBs DO CEARÁ - PARTE II

Um encontro que teve "um tudo de bom" até pose para se chupar manga.
Agora que estamos em casa, depois de uma longa e exaustiva viagem de retorno, vamos começar a falar sobre os acontecimentos no encontro da Coordenação das CEBs do Regional Nordeste I-Ceará, que aconteceu no Centro de Expansão na Diocese de Crato nos dias 18,19 e 20 de dezembro. A começar pelos personagens bastantes conhecidos da caminhada, contadores de piadas, músicos, dançarinos arretados, padres, freiras, seminaristas homens e mulheres da luta e de tantos outros encontros. Como sempre, entusiasmados e otimistas com a velha e renovada crença da útopia do reino. Partilhando na informalidade de sempre as hilárias e marcantes histórias da vida em comunidade, sempre com o bom humor Cearense, característica fundamental para quem se propõe a viver tecendo os caminhos da justiça seguindo as pegadas do Mestre Libertador. (saboreando manga à moda Cearense)
Foi num clima de salutar saudades de “Porto Velho” e já de olho “no que virá em Crato”, que os discípulos Cearenses de Jesus Cristo, sobre a sombra do chapéu do querido “Padim Ciço” se reuniram para avaliar e planejar o ano de 2010.
De inicio a avaliação do 12º Interecelsial, onde as Dioceses colocaram em comum, a forte mobilização oriunda do tema, o que fortaleceu o diálogo nas paróquias e nas comunidades, ocasionando ações relevantes de transformação e concepção sobre as CEBs e sua funcionalidade eclesial, antes e depois do evento. Uma efervescência do ideal sócio- transformador. Neste sentido os trabalhos de repasse aconteceram em quase todas as dioceses, outras ainda estão por fazer, dentro de uma linha programada, correspondente a realidade local. No entanto percebe-se que a vida comunitária começa voltar para a paixão incial, o fazer comunidade apartir da vida do povo.
"Criação de Ciculos Biblicos; Festas das Comunidades; Formação de Equipes Paróquiais de CEBs;o trabalho da Campanha Ficha limpa;Espaços para se falar das CEBs nos encontros paróquias; CEBs como prioridades em paróquias assumidas em Assembléias; Romarias; Projetos de Agroflorestas; Ecômia Solidária; Visitas as familías na troca de experiencias; Realização de fórum ecologico; Diálogos com outros movimentos e pastorais etc ". Estas foram algumas das atividades elencadas durante o momento avaliativo, trabalhos que estão acontecendo com maior frequência no Ceará.
Nossas comunidades começam a emergir "pipocar" novamente, evidenciando-se na realidade do do povo oprimido que busca a liberdade. É o que se pode concluir das discussões feitas por quem vive o pleno exercicio profético.
Bom amigos, ainda estamos esperando nosso querido Chaguinha "arrumar"o relatório. "Se avexe não!" logo em seguida colocaremos a disposição.
No capitulo III do nosso encontro, vamos contar o que aconteceu momentos antes da Santa Missa, que foi celebrada pelo nosso querido Pe. Anastácio da Diocese de Iguatu.