quarta-feira, 2 de novembro de 2011

RUMO AO 13º AS CEBs DE SOBRAL, TIANGUÁ E CRATEÚS REALIZAM ENCONTRO DE BLOCO

No último final de Semana do mês de outubro, a Diocese de Tianguá acolheu o encontro de bloco das CEBs- Comunidades Eclesiais de Base, formado pelas dioceses de Tianguá, Sobral e Crateús que se reuniram para a troca de experiências das lutas em preparação para o 13º Intereclesial das CEBs que será realizado em janeiro de 2014 na Diocese de Crato. No início do ano, o bloco se reuniu em Crateús e o foco central do encontro foi o tema do Intereclesial “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”. Em Tianguá, a discussão girou em torno do lema do intereclesial “CEBs Romeiras do Reino no Campo e na Cidade” e também foi feita uma análise de conjuntura eclesial com foco nas músicas da caminhada.
Irmã Maria Luiza, da Pastoral Social de Tianguá, facilitou a discussão sobre a espiritualidade dos romeiros : “Temos que aprender muito com os romeiros. Na caminhada eles enfrentam as dificuldades e quebram estruturas, por que sabem onde querem chegar”, disse . Já na análise de conjuntura eclesial, o professor Paulo Clesson, catequista da Diocese de Tianguá, refletiu com os participantes sobre aspectos que levam a compreensão da Igreja a partir da observância do momento social vigente. Segundo ele, a Igreja não está acima da realidade humana, mas, imersa nela e, mesmo que não queira, acaba transportando para dentro de si as luzes e sombras dos novos tempos. As músicas com seus variados ritmos e estilos são reflexos desta transposição e a Igreja absorveu o que tem de bom e o que tem de ruim, vista a falta de criatividade musical e de conteúdo teológico. Airton de Maria, músico das CEBs destacou que as músicas cantadas pelas CEBs têm uma função profética, pois elas nascem a partir da realidade do excluído, denunciam o sistema opressor como também manifestam as alegrias e esperanças da comunidade. Durante todo o encontro, Airton cantou com os participantes musicas inéditas de artistas que contribuem com a caminhada das CEBs no Regional Nordeste I.
Os participantes do encontro fizeram memória dos Intereclesiais e foram informados acerca dos preparativos para o intereclesial de Crato e para o Nordestão das CEBs em 2012 na diocese de Itabuna na Bahia. O Bloco voltará a se reunir em abril de 2012 na diocese de Sobral onde irá trabalhar a temática do Nordestão “Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste”.

A noite cultural e a Casa da Memória 

O momento cultural aconteceu na Comunidade Valparaíso, permeada pela presença marcante de irmãos e irmãs que se encontraram e celebraram a vida no estilo CEBs de ser. A “Casa da Memória” da Comunidade guarda toda a história dos moradores que em épocas difíceis lutaram por dignidade ( a luta continua) na construção do projeto do Deus libertador . O forró pé de serra de Luiz Gonzaga, comandou o ritmo da noite. Os cantores, poetas, repentistas, contadores de histórias, músicos e indígenas abrilhantaram a noite cultural das CEBs. De forma espontânea e de improviso eles traduziram a alegria do Reino.  FOTOS DO ENCONTRO AQUI

Carlos Jardel - articulador diocesano das CEBs de Tianguá