sábado, 5 de novembro de 2011

5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA DEBATE PARTICIPAÇÃO POPULAR NO ESTADO

No próximo dia 9, em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, ocorrerá a 5ª Semana Social Brasileira. O evento será norteado pela temática "Democratização do Estado” e contará com a participação de comunidades, Pastorais, Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), movimentos sociais e universidades.
"O Brasil percorreu um bom caminho no que se refere à liberdade política, no entanto, a respeito da igualdade social, o país está distante de atingi-la, apesar dos esforços”, explana texto convocatório para o evento.
Frente a isto, a 5ª Semana Social aponta como desafios, ao país, aprimoramento das instituições do Estado; a superação da pobreza; e a luta contra a globalização, fenômeno que fragiliza os países periféricos diante das grandes corporações mundiais, comprometendo a soberania nacional(...)
Na esteira dessas problemáticas, o evento pretende discutir democratização do sistema político – reforma política, mudanças no sistema eleitoral e garantias da participação popular –; democratização da economia – orçamento participativo, distribuição de renda justa, controle da prestação das contas públicas –; e democratização da gestão das políticas públicas – participação ativa da sociedade civil nos processos de formulação e no controle social da execução - Conferências e Conselhos.
Como objetivos, a 5ª Semana Social Brasileira destaca "mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos, as pastorais, os organismos e as forças sociais para refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e participar do processo de sua democratização”.
Além disso, se propõe a contribuir na promoção da participação de "pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável”, apresentando uma agenda de participação social e política positiva para o Brasil.
Entre as ações do evento estão incentivar o estudo do documento 91 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Por uma reforma do Estado com participação democrática, para novas e eficazes práticas de controle social e político.
Também será incentiva a realização de seminários que aprofundem e sistematizem práticas exitosas das Igrejas e movimentos sociais em prol de uma sociedade justa, democrática, solidária e sustentável.
No mesmo sentido, a 5ª Semana pretende ainda estimular ações locais e regionais que contribuam para a participação das comunidades e pastorais em parceria com organizações sociais e outras confissões religiosas.

A 5ª Semana Social Brasileira ocorrerá no Auditório do Colégio Eucarístico.


Por Camila Queiroz - Jornalista da ADITAL
FONTE: ADITAL