sábado, 22 de outubro de 2011

TIANGUÁ - REFLEXÕES MADURAS E PROFUNDAS MARCARAM O ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA LEIGOS E LEIGAS EM CAMOCIM/CE '

No dia 22 de outubro de 2011 (sábado) aconteceu na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes - Camocim/CE, de 8:00h às 12:00h, um encontro de formação com cerca de 50 leigos e leigas dos mais diferentes movimentos, pastorais e comunidades com o objetivo de aprofundar a identidade e a missão do laicato na Igreja e na sociedade. Na ocasião, foi feito um estudo sobre o documento 62 da CNBB: "Missão e Ministério dos Cristãos Leigos e Leigas", um repasse da XXX Assembleia Geral do CNLB que aconteceu de 23 a 26 de junho de 2011 em Belo Horizonte (MG) e a criação do Conselho Paroquial de Leigos.
Depois do momento de oração inicial extraído do ofício divino das comunidades, o pároco de Camocim/CE, Pe. Evaldo, deu as boas vindas aos participantes salientando a importância da organização do laicato na diocese e apresentando a assessoria do encontro. Em seguida, o coordenador do Conselho Diocesano de Leigos/as, César Rocha, iniciou o estudo do documento 62. Eis algumas de suas considerações:
- "O Documento 62 'Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas' é um marco na reflexão do Magistério da Igreja no Brasil.
- Esse documento é parte estruturante do ser leigo já que penetra fundo nas reflexões acerca do papel dos cristãos leigos e leigas numa Igreja originada na Trindade.
- A leitura e o estudo aprofundado deste documento, aprovado pela Assembleia Geral da CNBB em 1999, é condição primeira para que nós, leigos e leigas, em primeiro lugar nos conheçamos enquanto sujeitos do processo eclesial e, a partir desse conhecimento, entendamos a nossa missão. Isso aponta, cada vez mais, para os cristãos leigos e leigas, chamados, em Santo Domingo, a serem protagonistas da Nova Evangelização."
Foi feita uma explanação sobre as três partes fundamentais do documento:

I - Desafios e sinais dos tempos;
II - Fundamentação teológica;
III - Comunidade e missão;
Na continuidade, César Rocha explicou a origem e funcionamento dos conselhos de leigos e leigas em seus diversos níveis: CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil), CRL (Conselho Regional de Leigos/as), CDL (Conselho Diocesano de Leigos/as) e CPL (Conselho Paroquial de Leigos/as). Enquanto organismo de representatividade, o conselho de leigos é um espaço de organização e articulação do laicato para um maior engajamento nas diferentes realidades sociais. Não se confunde, portanto, com os Conselhos Diocesanos e Paroquiais de Pastoral cujo objetivo específico é planejar e executar atividades internas da Igreja. Devem ser lugar de encontro, serviço, troca de experiências e articulação das várias pastorais, organismos e movimentos, na busca de constante diálogo, comunhão e unidade.
Depois desse momento de formação, foi criado o Conselho Paroquial de Leigos/as que contará com 20 membros. A primeira reunião desse conselho ficou agendada para o dia 05 de novembro de 2011 no NAEC (Núcleo de Arte, Educação e Cultura) a partir das 19:00h com intuito de planejar o Dia Nacional dos Leigos e Leigas que acontecerá neste ano no dia 20 de novembro (Festa de Cristo Rei).
Carlos Jardel, articulador diocesano das CEBs, fez em seguida uma rápida explanação sobre as Comunidades Eclesiais de Base. Através de uma retrospectiva dos últimos Intereclesiais, foi feito um resgate histórico dessas comunidades que, apesar das dificuldades, continuam firmes na caminhada. Lembrou ainda que os conselhos de leigos e as CEBs fazem parte do mesmo setor pastoral da CNBB e comungam dos mesmos objetivos e metas. Uma das prioridades das CEBs hoje é a articulação do 13º Intereclesial que acontecerá na Diocese de Crato/CE em 2014.
Paulo Clesson, articulador paroquial da juventude, encerrou a manhã de formação com o repasse dos encaminhamentos referentes ao Dia Nacional da Juventude que acontecerá no dia 30 de outubro com uma grande concentração (diocesena) na paróquia de Chaval/CE. Salientou durante a sua explanação a importância de iniciativas que favoreçam a articulação da juventude e pediu apoio de todas as comunidades.
Encerramos às 12:00h com a oração do CNLB pedindo as luzes do Espírito Santo para este novo conselho recém formado, a fim de que ele seja um importante espaço de evangelização e transformação da sociedade.

Por César Augusto Rocha - coordenador do Conselho Diocesano de Leigos/as