segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FORTALEZA- O "GRUPO" REALIZA SEMANA PAULO FREIRE

O evento questiona modelo educacional vigente e propõe “Educação para a Liberdade”

“O GRUPO”, entidade não governamental que atua na promoção e divulgação de uma cultura libertária e humanista, promoverá entre 19 e 22 de outubro de 2011, no Colégio Santo Tomás de Aquino (atrás da igreja de Fátima), a SEMANA PAULO FREIRE, adotando como lema “Educação para a Liberdade”.
Após um anterior ato de sensibilização na Praça do Ferreira (07/10), onde integrantes de “O GRUPO” colheram de transeuntes depoimentos por escrito sobre a “Educação que temos” em contraste à “Educação que queremos”, a SEMANA propriamente dita constará de um ciclo de conferências à noite, seguidas de debate com especialistas no método e pensamento freireanos (detalhes como o tema de cada conferência e os próprios conferencistas estão no folder anexo). As conferências começarão às 19:00 h e acontecerão no auditório do colégio. A participação será gratuita.
Como conclusão dos trabalhos da SEMANA está programada, para a manhã do dia 22/10, uma passeata em prol de uma “Educação para a Liberdade” pelas ruas do centro de Fortaleza, com concentração a partir das 8:00 h, na Praça do Ferreira.
Público-alvo são, a princípio, todos os cidadãos preocupados com o modelo educacional oferecido no Ceará, de maneira especial os educadores e educandos, em todos os níveis e realidades.
Objetivo do eventoé questionar o modelo educacional vigente, viciado em atender apenas as demandas do mercado capitalista, e propor caminhos de acompanhar crianças, adolescentes, adultos e idosos num processo educacional que vise a criatividade, a capacidade de dialogar e o pensamento autônomo. A cidadania em nosso país agradece.


Carlo Tursi, membro de “O GRUPO”, tursicarlo@gmail.com / (85)3263-2730