segunda-feira, 6 de junho de 2011

ASSARÉ - CELEBRAÇÃO DA COLHEITA

Aconteceu ontem na comunidade de Baixio Grande, em Assaré, a “Celebração da Colheita das Comunidades”, organizada pela Comissão Pastoral da Terra - CPT da Diocese de Crato. Houve visita aos quintais produtivos a celebração iniciou com uma entoada de aboio sobre a produção em um dos quintais produtivo a base da energia solar e em seguida uma caminhada até a capela N.Sra das Graças.
O ato penitencial da celebração fez referência ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano "Fraternidade e Vida no Planeta" e durante a homilia, Pe. Vileci lembrou a importância da produção agroecológica para a segurança alimentar da região, "quem ganha com isso são as pessoas e o meio ambiente", frizou o padre, lembtando também que logo após a colheita tem-se também a fartura de pastos para os animais. No ofertório, foram oferecidos frutos da terra, instrumento de trabalho do camponês e a labuta do vaqueiro no sertão.
Depois da missa de agradecimento, aconteceu a “ceia da colheita” com um jantar preparado pela comunidade para mais de 300 participantes só com alimentos produzidos no roçado e nos quintais produtivos. “A comunidade doou, 43 galinhas caipira, dois carneiros, carne de boi, além do arroz, verdura, fava e suco natural da produção de goiaba. Ficou visível tamanha organização da comunidade” disse Pe Vileci.
O prefeito Evanderto Almeida participou da festa, juntamente com representantes das secretarias da agricultura, educação e ação social, além de associações comunitárias, agentes da EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Os trabalhadores demonstraram uma grande satisfação pelo evento que terminou fazendo-se uma homenagem ao meio ambiente, plantando um pé de nio ao lado da capela.