quinta-feira, 3 de março de 2011

PARABÉNS, PE. MANFREDO ARAÚJO DE OLIVEIRA!


Faz setenta anos um dos homens mais ilustres que eu já conheci, cujo discípulo eu sou. Foi em Limoeiro que ele viu a luz do mundo, foi no mundo inteiro que a sua luz brilhou.

Fez-se sacerdote de uma Igreja encarnada: afeiçoou-se ao pessoal do bairro Lagamar. Assessor das CEBs, vem fazendo caminhada junto aos pobres que, conscientes, vão se libertar.

Fez mestrado em Roma, doutorado em Munique, mas armou a tenda em Fortaleza/Ceará. É na Federal que ele dá, com todo pique, preleções fantásticas, ensina a pensar.

Pois é um filósofo de formação completa: Universalista é a sua reflexão. Encontrar um fundamento é a sua meta, combater a crise da Moral e da Razão.

Nunca restringiu-se ao “convívio dos eleitos” entre os acadêmicos da “torre de marfim”: trabalha opiniões, porém, visando os conceitos, publica em jornal e escreve até em folhetim.

Esta estupenda intelectualidade que já produziu uns trinta livros, talvez mais não resiste, no entanto, à oportunidade de dançar forró ou rir de piadas imorais.

Quem o vê falar, enfatizando com os braços, ante um auditório lotadíssimo qualquer, sente o pensamento elevar-se ao espaço e tocar o Absoluto – Deus, se assim quiser.

Ao tratá-lo o destino sem muita clemência, foi preciso ser dos familiares cuidador. Só quem sabe o que é velhice e demência, pode avaliar mais esta prova de amor.

O “gigante” todo mede um metro e sessenta, mas não tem tamanho o seu nobre coração: bate forte à esquerda, mesmo aos setenta, e não quer do bom combate aposentar-se, não!

Somos todos seus amigos, Padre Manfredinho, e não há palavras para a nossa gratidão! Pois, receba hoje este voto com carinho: Sê por muito tempo ainda nossa inspiração!
Que Deus o abençoe, sempre!

Carlo Tursi



OBS. Padre Manfredo fez aniversário no último domingo , 27 de fevereiro.