segunda-feira, 3 de maio de 2010

FEIRA ECO SOLIDÁRIA NA DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Nos dias 24 e 25 de abril 2010 realizau-se a Feira Eco Solidária, no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, município de Farroupilha, Rio Grande do Sul, Diocese de Caxias do Sul. Esta feira foi uma iniciativa da Cáritas Diocesana e da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho. Segundo a carta aberta lida no encerramento do evento, a Feira se propôs a três grandes objetivos: promover a pessoa humana – sujeito histórico do processo libertador – a partir de uma ação coletiva, visando uma transformação social; estimular que o tema da Campanha da Fraternidade 2010 “Economia e Vida” passe da teoria à prática; dar visibilidade aos empreendimentos de economia solidária, contrapondo uma economia hegemônica, consumista e excludente.
A Feira foi organizada para ser espaço de comercialização, mas também de formação. Os quase 30 Empreendimentos de Economia Solidária que estiveram expondo seus produtos puderam ter contato direto com o consumidor e vender suas produções coletivas. Mais que isso, puderam ajudar a “vender a ideia” de uma outra economia possível, ascentada na solidariedade e na partilha.
Enquando as pessoas circulavam pelos Empreendimentos, houveram palestras com pesquisadores da Economia Solidária e mesas-redonda com a partilha de experiências dos próprios trabalhadores que realizam na prática a Economia Solidária. Também vale destacar a Oficina da Juventude, organizada pela Pastoral da Juventude e que pode apresentar de um modo dinâmico e atraente os problemas de uma economia baseada no lucro e os caminhos possíveis a essa problemática.
A carta aberta termina com a seguinte frase de inspiração: “a economia solidária não pode sozinha eliminar as desigualdades e a exclusão, mas é uma força de mudança possível. Faça acontecer.” Que de fato possamos realizar em todo Brasil esse sonho de uma outra economia.

Carta Aberta da Feira de Economia Solidária

Texto e fotos: seminarista: Marciano Guerra.