quarta-feira, 26 de maio de 2010

DONA EDITE DAS CEBs RECEBE RECONHECIMENTO DA CÂMARA DE VEREADORES DE FORTALEZA

A iniciativa do vereador Ronivaldo Maia visa homenagear as lutas das mulheres e de segmentos sociais historicamente oprimidos prestigiando uma de suas maiores referências em Fortaleza.
A Câmara Municipal de Fortaleza entregou sexta-feira, 30 de abril, às 9h, título de cidadania fortalezense à feminista e militante dos setores populares e eclesiais, senhora Maria Edite Silva.

Confira a biografia de Maria Edite Silva

Nasceu em 17 e março de 1932 no pequeno povoado de jatobá, hoje chamado de bixopá, distrito de Limoeiro do Norte. Filha de pais muito pobres, passou por muitas dificuldades no decorrer de sua vida; a primeira delas foi em relação aos estudos, cursou apenas até o 4º ano do ensino primário por falta de condições para ir até Limoeiro, local onde estudava.
Aos 27 anos mudou-se sozinha para Fortaleza e foi morar na periferia, passando a vivenciar a difícil realidade da pobreza desta Metrópole. Trabalhou como empregada doméstica na casa de algumas famílias, entre estas, também passou pela casa de Edson Queiroz. Profissionalizou-se em beneficiamento de pescado e passou a trabalhar em vários frigoríficos da Cidade, sempre com o esforço e a dedicação de alguém que sempre procurou conquistar uma vida melhor.
Em 1984, quando parou de trabalhar em frigoríficos, começou a militar nas comunidades eclesiais de base. Começou como Coordenadora paroquial, foi Coordenadora da arquidiocese, chegando a ser Coordenadora da regional nordeste 1, mais alto nível hierárquico das comunidades eclesiais de base do estado do Ceará.
Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1987. Nos mandatos de Vereadora e Deputada Estadual de Luizianne Lins, trabalhou na assessoria de movimentos populares. Quando Luizianne tornou-se Prefeita, Edite Silva passou a trabalhar na Coordenadoria de Políticas Públicas. Hoje integra o quadro da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Edite Silva já foi homenageada na Câmara Municipal de Fortaleza em uma Solenidade de comemoração ao dia da Mulher; tal homenagem se deu devido à sua imensa importância e referência no movimento social de políticas para mulheres no Município.
Mesmo militando atualmente no movimento de mulheres, Edite Silva nunca deixou o movimento popular e a luta pela melhoria das condições das classes mais desfavorecidas. Hoje ela declara que se sente uma cidadã de Fortaleza, pois passou a maior parte de sua vida na Bela Capital Alencarina, onde até hoje trabalha e milita.

Na foto a cebiana Edite e vereador petista Ronivaldo Maia