terça-feira, 25 de maio de 2010

3 ANOS DA TENDA DOS MÁRTIRES 3 ANOS DA V C0NFERENCIA GERAL DO EPISICOPADO LATINO AMERICANO E DO CARIBE

Para celebrar os três anos da Tenda dos Mártires e da V Conferencia Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho que aconteceu em Aparecida – SP, no ano de 2007, a Pastoral Operária e as CEBs levantaram no mesmo local uma Nova Tenda para fazer memória de tudo que aconteceu nesses últimos anos e também celebrar o martírio dos muitos irmãos e irmãs que derramaram seu sangue para que a Vida seja realmente plena neste Continente da Esperança.
Foram três dias de celebração, um tríduo dos dias 19 a 21 de maio, semana de Oração pela unidade dos cristãos e cristãs. Foi como da outra vez, uma tenda aberta dia e noite, aberta para acolher a Igreja dos Pobres, aberta para acolher os pobres que não tem espaço nos grandes centros, aberta para celebrar o Verbo que veio morar conosco.
Ao nascer do sol fizemos memória do Sol Nascente que veio nos visitar, salmodiamos o Ofício Divino das Comunidades e ao Ressuscitado entregamos o novo dia. No correr das horas realizamos visitas às famílias e aos doentes da comunidade. À tarde, nas contas do terço, celebramos a Mãe e Companheira Maria, Senhora Aparecida, Senhora de Guadalupe. Ao ocaso do dia, como os discípulos de Emaús, em torno da Mesa partimos o Pão. Tivemos a grande alegria de receber os padres Miguel e Luiz, Beozzo, João e Frei Alamiro que presidiram a Eucaristia nos 3 dias.
Foram dias de esperança, dias para refazer as forças para continuar nas bases o trabalho. Encaminhamos uma carta pedindo pelo Fim da Taxa de Assinatura do Telefone e também uma outra pedindo ao Presidente Lula que sancione a Lei Ficha Limpa.
Fazendo Memória dos 30 anos do Martírio de D. Oscar Romero, do irmão dos pobres D. Helder Câmara e dos muitos homens e mulheres que “Alvejaram suas vestes no Sangue do Cordeiro” celebramos esses dias. Continuamos no Seguimento do Caminho, pois assim disse o Ressuscitado: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Por Éder Massakasu Aono