quarta-feira, 24 de março de 2010

HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE

"Tenho medo de perder tudo', diz agricultor afetado por Belo Monte"

Agricultores em área afetada por obra reclamam da falta de informação.
Governo afirma que famílias que serão retiradas já foram avisadas.

Parte dos agricultores da Zona Rural da cidade de Vitória do Xingu, no Pará, será retirada de suas terras em razão da obra da Hidrelétrica de Belo Monte, segundo o projeto do governo. Para a maioria dos produtores ouvidos pela reportagem do G1 falta informação sobre o que realmente vai acontecer no local.
"Todo mundo acha que é ruim porque não tem informação. Minha terra não tem documento e tenho medo de perder tudo. Mesmo assim, indenização não compensa o tanto que a gente investiu na terra. Uma coisa grande que vai ter aqui é prejuízo", afirma Sandro Otto, que planta cacau em uma fazenda de cinco alqueires, onde mora com a mulher e os dois filhos pequenos.
Vitória do Xingu, cidade com cerca de 10 mil habitantes, é um dos municípios que vai sediar a usina de Belo Monte, prevista pelo governo federal para ser a segunda maior do país. O município fica bem no trecho da hidrelétrica em que devem ser abertos canais para desviar a água do Rio Xingu até um reservatório para a geração de energia.]
Altamira e Vitória do Xingu serão as cidades mais afetadas pela usina tanto na parte física, com os alagamentos, quando na parte de mão de obra. Os dois municípios terão alojamentos para alocar os trabalhadores que atuarão na construção. As cidades de Anapu, Brasil Novo e Senador José Porfírio também serão atingidas.

Continue lendo a matéria clicando aqui

FONTE: G1