quarta-feira, 24 de março de 2010

EDUCAÇÃO PARA A PAZ É A PROPOSTA DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO

O período de 2000 a 2010 foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Década da Paz. Numa tentativa de responder a esta proposta da ONU, a Pastoral da Educação tem desenvolvido ações nas escolas com o objetivo de educar as crianças e jovens para a paz. Esta experiência foi partilhada pelos agentes de 15 dioceses do estado de São Paulo, que compõem o Regional Sul 1 da CNBB, reunidos em Araras (SP), na semana passada, dias 19 a 21.
Em Assis, a Pastoral da Educação conseguiu a aprovação, pela Câmara Municipal, da disciplina Educação para a Paz no currículo escolar do ensino fundamental. Além disso, a pastoral oferece cursos para dirigentes e professores da rede municipal e estadual, retiros e momentos de mística e espiritualidade.
A inspiração para o trabalho nasceu de encontros nacionais da Pastoral da Educação, onde se propôs, para todo o Brasil, um esforço dos educadores e dos agentes da pastoral da educação em desenvolver, nas suas atividades, o tema da paz, colaborando, assim, na superação de um estado de violência na sociedade e na própria vida escolar”, explica o padre Maurílio Alves Rodrigues, da diocese de Assis.
A Campanha da Fraternidade é outro meio encontrado pela Pastoral da Educação para trabalhar o tema da paz nas escolas. Segundo o coordenador da Pastoral no Regional Sul, professor Luiz Antônio Amaral, no ano passado, foram distribuídas gratuitamente, na rede pública, 30 mil exemplares da cartilha Campanha da Fraternidade na Escola – Fraternidade e Segurança Pública Já, elaborada pela coordenação da Pastoral da Educação.

FONTE:CNBB