segunda-feira, 15 de março de 2010

CELIBATO SACERDOTAL É UM DOM QUE DEVE SER VIVIDO COM ALEGRIA AFIRMA CARDEAL BRASILEIRO NO CONGRESSO TEOLÓGICO

Em sua intervenção no congresso teológico "Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote", o Prefeito da Congregação para o Clero, o Cardeal brasileiro Claudio Hummes, ressaltou que "o celibato sacerdotal é um dom do Espírito Santo que pede ser compreendido e vivido com plenitude de sentido e alegria, na relação totalizante com o Senhor".
O Cardeal indicou que "esta relação única e privilegiada com Deus faz do sacerdote a testemunha autêntico de uma singular paternidade espiritual e o faz autenticamente fecundo".
"A Igreja –prosseguiu– como Corpo Místico de Cristo vê a todos os fiéis aproveitarem o dom de ser um povo sacerdotal, mas ao mesmo tempo sabemos que Cristo escolhe alguns" e "esses são os sacerdotes que continuam esta missão".
Por sua parte, o Arcebispo de Bologna, Cardeal Carlo Cafarra, assinalou que "o presbítero hoje está chamado a abrir-se à superior iluminação do Espírito Santo, para descobrir as orientações da sociedade contemporânea e reconhecer as necessidades espirituais mais profundas" às quais deve responder porque sem importar as circunstâncias, "a capacidade da verdade permanece indestrutível no homem".
"O homem que vive hoje a farsa da ausência de Deus precisa ser despertado na consciência de sua dignidade de pessoa e isto só pode ser feito pelo testemunho da caridade", concluiu o Cardeal

FONTE: ACI