sexta-feira, 5 de março de 2010

ASSEMBLEIA DAS PASTORAIS SOCIAIS DA DIOCESE DE LIMOEIRO DO NORTE DENUNCIA ATROCIDADES CONTRA A DIGNIDADE HUMANA

Nos últimos dias de 26 a 27 fevereiro de 2010, aconteceu no Centro de Pastoral em Limoeiro do Norte a Assembleia das Pastorais Sociais, que contou com a Assessoria de Ana Maria , articuladora das CEB's no Regional NordesteI e da caritas Cáritas de Fortaleza, e o Prof. Rameres – da Faculdade de Filosofia D. Aureliano Matos -FAFIDAM , membro da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Limoeiro do Norte que conduziu o momento de Análise de conjuntura. A assembléia tinha como grande objetivo: Identificar as injustiças que vem acontecendo na Diocese e apontar caminhos para amenizar ou solucionar os problemas.
O momento de partilha foi apresentado por zonal, onde surgiram os diferentes gritos como, por exemplo: Em Russas, as áreas de assentamento vivem em total abandono: falta estrada de acesso e as crianças passam de 3 a 4 meses sem ir à escola. Várias comunidades passaram 2009 sem estradas, impossibilitadas de ir e vir.
Em Aracati e região existe o grande problema das drogas, domina o latifúndio da carcinicultura, destruição dos manguezais e das áreas de carnaubais; os viveiros são abastecidos com água salgada que se infiltra, estragando os solos da região pela salinização; São grandes os impactos que essa situação vem provocando: mortalidade de peixes e animais, má utilização de recursos públicos, ameaça à segurança alimentar, comprometimento do lazer das comunidades, falência de empregos e desenvolvimento, desrespeito à legislação ambiental, falta de fiscalização, violação de direitos, perda do trabalho de subsistência, doenças respiratórias e dermatológicas, danos materiais (famílias desabrigadas, roçados destruídos, comunidades isoladas por até 90 dias), assassinatos e torturas; Em Icapuí, a pesca da lagosta tem sido predatória, sem respeito ao defeso e com uso de equipamentos proibidos. Em Fortim, as mulheres de pescadores com trabalhos danosos e sem assistência.
Diante das situações apresentadas foram sugeridas algumas formas de enfrentamento para essas situações: articulação das comunidades em rede, através das associações e pastorais, audiências públicas, representação contra as empresas, uso da tribuna na Câmara, denúncias na imprensa, seminários e fóruns.
Ao final foi realizado um momento de Planejamento para atuação em 2010.

Planejamento das Pastorais Sociais para 2010

• 05/03 – Abertura da Semana da Água na FAFIDAM
• 08/04 – Encontro com D. Cáppio na FAFIDAM, à noite. (Comissão Caridade Justiça e Paz pensará este dia e articulará as forças sociais)
• 23 a 25/04 – Formação e Assembleia para as CEBs
• 21/05 – Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral (Responsável: Comissão Justiça e Paz da Diocese, também pela elaboração de subsídios a serem enviados às paróquias).
• 25 a 28/05 – II Assembleia Nacional Popular em Brasília ( a definir participação)
• 10/06 – Formação do Grito dos Excluídos em nível Regional
• 12 e 13/06 – Retiro Regional NE 1 para Pastorais Sociais, CEBs e Organismos
• 25 a 26/06 – Formação Diocesana para o Grito dos Excluídos
• 07/09 – Grito dos Excluídos
• 13 a 15/08 – Encontrão Diocesano: CEBs. Animação Missionária, Pastorais Sociais (Com participação de comunidades e grupos acompanhados)
• 05 a 07/11 – Retiro Diocesano das Pastorais Sociais em Fontainha
• 09 a 10/12 – Júri Popular sobre Direitos Humanos
• 11/12 - Assembleia das Pastorais Sociais, Organismos e CEBs