quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

UNICEF lança no Brasil campanha “Eu, você e o UNICEF: juntos pelas crianças do Haiti”

"Daniela Mercury e Lázaro Ramos participam da ação de mobilização em favor das crianças vítimas do terremoto"
O UNICEF lança a campanha “Eu, você e o UNICEF: juntos pelas crianças do Haiti” para levar mais apoio e proteção às crianças vítimas do terremoto que assolou o país.
A iniciativa pretende incentivar as pessoas a doarem recursos para o trabalho realizado pelo UNICEF no Haiti em parceria com as demais agências da ONU.
Para participar da ação, os interessados podem fazer doações por meio da conta do UNICEF no Banco do Brasil:

Agência 3382-0
Conta Corrente nº 404700-1 O
CNPJ do UNICEF é 03.744.126/0001-69

As doações também podem ser realizadas por meio do site do UNICEF http://www.unicef.org.br/

A arrecadação do UNICEF no Brasil faz parte do esforço da organização em todo o mundo para chegar U$ 120 milhões, cujas quantias já estão sendo utilizadas nas ações humanitárias com foco nas crianças e adolescentes do Haiti.
A campanha “Eu, você e o UNICEF: juntos pelas crianças do Haiti” já começou a ser divulgada em emissoras de TV e rádio, veículos impressos e na Internet e conta com as participações dos embaixadores do UNICEF. O vídeo e spot de rádio levam a mensagem da campanha por meio da voz do ator Lázaro Ramos. A cantora Daniela Mercury divulgará a campanha em ações durante o Carnaval.
As peças da campanha foram produzidas por meio de parcerias com agências e empresas, que trabalharam de forma voluntária para contribuir com as ações em favor das crianças do Haiti. São parceiros da iniciativa a agência Ogilvy, a produtora Videoidea, a Rocha Studio, a Audio Fidelity Studio, Agência RadioWeb, agência RMG, ZipCode, Direkt, Data Listas, Linking, DMS, Gnial Propaganda, Inventiva Comunicação, NS TV e Canal Teatro.

Saiba o que o UNICEF já está fazendo no Haiti:

Proteção à Infância
· O UNICEF implementou no país um sistema que busca localizar pais e familiares de crianças que estão desacompanhadas. Esse processo inclui abrigos para crianças, onde elas recebem alimentação, proteção e apoio psicossocial até que os seus familiares sejam encontrados. A adoção não deve ser o primeiro passo. As crianças separadas de suas famílias são um grande desafio humanitário. Há o temor de que a situação favoreça o tráfico de crianças haitianas. Existem relatos de crianças levadas ilegalmente do país. O primeiro passo é buscar os pais e familiares. Para isso, o UNICEF está concentrando esforços para proteger essas crianças.

· O UNICEF está trabalhando com o governo haitiano para apoiar as unidades de proteção à infância do Ministério do Desenvolvimento Social a monitorar o movimento de saída de crianças no aeroporto de Porto Príncipe e nas zonas fronteiriças.

· Ao todo, 29 organizações, incluindo o UNICEF, estão compartilhando informações e recursos para proteger as crianças no Haiti. Com a ajuda das forças de paz da ONU, os hospitais têm sido visitados para assegurar-se que os procedimentos de retirada de pacientes menores de 18 anos estão estabelecidos e sendo cumpridos para evitar o tráfico de crianças e adolescentes. As crianças desacompanhadas encontradas são enviadas para centros de acolhimentos.

Saúde
· O UNICEF e o Ministério da Saúde do Haiti já estão realizando uma campanha de vacinação de urgência contra o sarampo, a difteria e o tétano, que imunizará mais de 500 mil crianças menores de 5 anos.

Água e Saneamento
· Em Porto Príncipe, o UNICEF está provendo água potável para 235 mil pessoas. O fornecimento de água está sendo ampliado de maneira significativa e atende regularmente hospitais e centros comunitários de distribuição espalhados pela cidade.

Nutrição
· O UNICEF está concluindo uma parceria com a organização "Action Contre la Faim" para garantir alimentação apropriada para 18 mil crianças com menos de 5 anos de idade.

· Em parceria com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, já foram distribuídas mais de 25 mil refeições.

Educação
· Em cooperação com o Ministério da Educação do Haiti, o UNICEF está fazendo um levantamento da situação das escolas nas áreas atingidas pelo terremoto e de quantos professores morreram vítimas da tragédia. Essa ação inclui o treinamento de 150 inspetores que vão fazer esses levantamentos. Uma análise prévia estima que 90% das escolas de Porto Príncipe foram total ou parcialmente destruídas pelo terremoto.

· O UNICEF e a Save The Children estão distribuindo kits de recreação como parte da estratégia de apoio psicológico e social às crianças haitianas.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil

Estela Caparelli
E-mail: mecaparelli@unicef.org
Telefone: (61) 3035-1963

Alexandre Magno de A. Amorim
E-mail: aamorim@unicef.org
Telefone: (61) 3035 1947