sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

3º ENCONTRO NACIONAL DE JORNALISTAS DAS DIOCESES, REGIONAIS E ORGANISMOS DA CNBB

Está tudo pronto para o 3º Encontro Nacional dos Jornalistas das dioceses, regionais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que vai acontecer entre os dias 12 e 14 de março. Pela terceira vez consecutiva, o evento ocorre em Brasília.
A novidade do Encontro este ano é que poderão participar além dos jornalistas de dioceses, regionais e organismos, também os profissionais que trabalham em mídia impressa, rádio e televisão católicos, desde que sejam jornalistas profissionais e apresentem, no ato da inscrição, o número de registro profissional.

Programação
Durante os três dias de encontro, que acontece no segundo fim de semana de março, haverá um debate com o assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, o professor Sérgio Coutinho, abordando a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações, logo na primeira noite.

No sábado, 13, haverá uma mesa redonda, com a participação dos jornalistas Celso Schoreder, vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e membro da coordenação executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que abordará o tema “A Confecom e a democratização da comunicação no Brasil; e, ainda pela manhã, o professor da Universidade de Brasília (UnB), Venício Artur de Lima, que vai abrir discussão a partir da temática “Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) e direito à comunicação”.

À tarde, a mesa redonda será sobre “Jornalismo e Igreja”, com duas conferências: “O jornalismo na e da Igreja Católica”, com padre César Moreira, da TV Aparecida; e a segunda, “A Igreja como fonte de notícia”, com a mestra em comunicação, Eliane Muniz, que trabalhou longos anos na assessoria de imprensa da CNBB. O restante da tarde de sábado será reservado para a troca de experiências, com padre Geraldo Martins.

Os encaminhamentos práticos serão desenvolvidos no domingo pela manhã, com o assessor de imprens da CNBB e um dos organizadores do evento, padre Geraldo e a assessora para a Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, a mestra em comunicação, irmã Elide Fogolari.

Para Geraldo Martins, a participação do professor de história, Sérgio Coutinho, no Encontro, tem por objetivo acrescentar uma leitura aprofundada ao assunto proposto na Mensagem do papa. “Ele nos ajudará a fazer uma leitura aprofundada da mensagem para o dia mundial das comunicações. Creio que o tema proposto pelo papa toca de perto não só aos padres, mas também aos leigos mais comprometidos com a caminhada pastoral da Igreja. Um professor universitário tem sempre algo a acrescentar quando o assunto é o uso das novas tecnologias de comunicação”, disse o assessor de imprensa.

Segundo padre Geraldo, o principal objetivo do encontro de jornalistas, é fortalecer os laços de comunhão entre os profissionais da imprensa católica, como também servir de espaço de atualização para a categoria. “Queremos fortalecer os laços de comunhão entre os profissionais responsáveis pela comunicação em nossas dioceses e organismos da CNBB. É cada vez mais urgente estreitar os laços entre os jornalistas que atuam nos veículos da Igreja a fim de que, em rede, a boa nova de Jesus Cristo chegue a todos. Além disso, o encontro é também uma oportunidade de reciclagem de nossos profissionais. A presença de assessores renomados no encontro revela o desejo de termos profissionais cada vez mais atualizados e sintonizados com as grandes preocupações do mundo da comunicação”, sublinhou.

Questionado se o encontro representa uma preocupação da CNBB com o desenvolvimento da comunicação na Igreja, o assessor afirmou que o evento assume um papel que vai além da preocupação em comunicar. “Mais do que uma preocupação, o encontro é uma prova do investimento da CNBB na comunicação. Atendendo ao apelo dos últimos papas, a Igreja no Brasil tem procurado ocupar este novo areópago por reconhecê-lo como espaço privilegiado para o anúncio da vida e da pessoa de Jesus Cristo. O nosso desejo é de que as dioceses e paróquias estimulem sempre encontros de comunicação e valorizem os profissionais desta área e os tenham em seus quadros, seja como voluntários, seja como profissionais contratados para os meios de comunicação de sua propriedade”.

Os interessados podem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail imprensa5@cnbb.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; ou pelo telefone (61) 2103-8368, falar com Tatiane Lopes.

FONTE: http://www.cnbb.org.br