terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PALMATUR FOI INAUGURADO ONTEM NO CONJUNTO PALMEIRA , EM FORTALEZA

Na tarde de ontem (22) foi inaugurado na capital cearense, Fortaleza, mais um empreendimento econômico solidário ligado ao Instituto Palmas, o Palmatur - turismo comunitário urbano. O projeto tem o apoio do Banco Palmas e conta com a Parceria do Instituto Wal Mart, PLANSEQ Microcrédito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Faculdade da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Na ocasião estiveram presentes os Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais, dos oito países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), aproveitando a visita deles à Fortaleza, por conta da realização da X Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais da CPLP, que começou hoje e prossegue até quarta-feira (24).
O Palmatur tem o objetivo de gerar emprego e renda para as áreas de turismo e varejo, com base nos conceitos da Economia Solidária (ES). O empreendimento é fruto da formação da décima turma de mulheres participantes do projeto Incubadora Feminina, do Instituto Palmas.
As vinte concludentes do curso de formação, que durou um ano, devem exercer funções como camareiras e recepcionistas, e, inicialmente irão administrar a Pousada Comunitária do Conjunto Palmeiras. Elas entram agora, na fase de incubação do empreendimento. "É uma pequena pousada que deve atender, por enquanto, uma média de seis pessoas", explicou Joaquim Melo, Coordenador Geral do Instituto Palmas. Com preço acessível, a diária deve custar R$ 20 com café da manhã.
A ideia da pousada surgiu para atender a necessidade das pessoas que procuram o Banco Palmas para realizarem pesquisas ou que desejam conhecer os projetos sociais de ES no Conjunto Palmeiras. O Banco Palmas e o Instituto Palmas são referências nacionais no desenvolvimento da Economia Solidária.
Joaquim disse que a expectativa é a de inserir todas as mulheres no mercado de trabalho até o meio deste ano, e ainda ampliar a Pousada até dezembro. "Pretendemos ampliar a Pousada e atrair mais pessoas. Pensamos também em atrair turistas na Copa de 2014".
Incubadora Feminina
Criada no ano 2000, a Incubadora Feminina surgiu com a proposta de oferecer capacitação profissional às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social do Conjunto Palmeiras, bairro da periferia de Fortaleza, onde está a sede do Banco e do Instituto Palmas. Durante os dezoito meses em que permanecem na Incubadora, as mulheres recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100.
A incubadora atende 20 mulheres por turma e a cada ano é escolhido um tema específico. No total, 110 mulheres já foram beneficiadas. Além do Palmatur, outros empreendimentos como o Palma Limp, Palma Fashion, Palma Natus, Palmarte, Palma Calçados e a Palma Couros, também são frutos da Incubadora Feminina. "O Palmatur foi um dos maiores empreendimentos da Incubadora", declarou Joaquim.
Os produtos desses empreendimentos são comercializados na Loja Solidária que fica ao lado do Instituto Palmas (Av. Valparaíso, 698 - Conjunto Palmeiras).
Mais informações pelo telefone (85) 3250-8279.

FONTE: http://www.adital.com.br