terça-feira, 5 de janeiro de 2010

COMUNIDADE DA PRAIA DO XAVIER E PASTORAL SOCIAL, LUTAM POR COMPENSAÇÃO SÓCIO - AMBIENTAL

A equipe da Pastoral Social da Diocese de Tianguá, juntamente com representantes da comunidade da Praia do Xavier da paróquia de Camocim, estiveram reunidas com o representante jurídico da usina eólica, Dr. Marcos Coelho e o Prefeito da cidade Francisco Maciel (Chico Vaulino)
A pauta de reunião demandou sobre as possíveis atitudes compensatórias da empresa, para com a comunidade, que exige providências a serem adotadas acerca dos impactos ambientais e sociais, ocasionados durante o processo de instalação do referido empreendimento.
“ A empresa tem interesse de permanentemente ajudar a comunidade no aspecto social. Comprometendo-se também com o financiamento de reforma e construção das casas dos moradores da comunidade da Praia do Xavier” afirmou Dr.Marcos Coelho.

Além da reforma e construção de casas, a empresa construirá um galpão que viabilizará a guarda dos materiais de pesca. Doação de frízeres para o armazenamento de pescados, que só serão entregues após a instalação de eletricidade na comunidade. Por enquanto, esta necessidade será suprida com: 16 caixas de isopor, com capacidade de 200 litros e uma distribuição periódica de cinco barras de gelo.
Complementando as ações que mitigam as carências dos moradores, a prefeitura auxiliará a comunidade no processo de obtenção de documentos necessários para o recebimento da verba a ser manipulada no projeto de benefícios, ofertados pela empresa, como também a incumbência de acompanhar tecnicamente a execução da obra.

Caberá a Diocese de Tianguá operacionalizar e distribuir o fornecimento dos materiais de construção e reforma.
Estas intenções deverão compor o TAC- Termo de Ajuste de Conduta, que ainda não está bem definido, mas que será consolidado entre o Município de Camocim, a Diocese de Tianguá, a Empresa Eólica e os moradores da Comunidade.