terça-feira, 3 de novembro de 2009

MOVIMENTO RELIGIOSO EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

O Parque Pajeú, na avenida Dom Manuel, foi cenário de um movimento religioso em defesa do meio ambiente, ontem pela manhã. Em meio às árvores, uma celebração eucarística marcou o encerramento do 1º Fórum Ecológico-Social das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Fortaleza. Faixas e cartazes em defesa da conscientização ambiental foram expostos. O evento contou com participantes da periferia de Fortaleza e das regiões episcopais da Praia, da Serra e do Sertão do Ceará.
Durante o Fórum, foi elaborada uma carta de compromisso, com duas campanhas concretas a serem encabeçadas pelas CEBs. A primeira consiste em um abaixo-assinado pela redução da taxa de esgoto. A segunda refere-se à plantação de mudas de árvores, acompanhada de um processo de sensibilização nas comunidades mais pobres.
Padre Lino Allegri disse na celebração que está contente com a elaboração da carta. ``Agora, o problema é colocarmos em prática estes dois compromissos, que, se nós assumirmos, vamos mobilizar periferias e a comunidade toda``. Antes da missa, os participantes vieram em procissão do Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, na rua Rodrigues Júnior, em direção ao Parque Pajeú, cantando hinos religiosos e em defesa da natureza.
De acordo com Maria Inês Viana, da coordenação arquidiocesana das CEBs, a carta de compromisso atende a propostas de projetos em comum, com os mesmos princípios, para as comunidades. ``A gente está tentando conscientizar a partir de gestos simples. Temos muita vontade. A CEB é a Igreja na base``, disse, citando a importância de colocar lixo apenas em locais apropriados. Segundo ela, algumas iniciativas concretas já têm feito a diferença em algumas localidades. É o caso vivenciado pela comunidade Nossa Senhora de Aparecida, na favela do Pau Fininho, no Papicu. Em uma parceria com a Ecofor/Ambiental, duas pessoas da comunidade foram selecionadas para trabalharem como garis comunitários. (Lucinthya Gomes)

FONTE : http://www.noolhar.com/opovo/fortaleza/924719.html