sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ALIANÇA POR UM CRISTIANISMO COMUNITÁRIO E LIBERTADOR

Aconteceu a primeira reunião estratégica (de muitas outras, espera-se!) entre a Coordenação Arquidiocesana de CEBs e representantes das Religiosas Inseridas, no dia 12 de novembro, no Seminário da Prainha. A pauta: Idéias para uma parceria entre as comunidades de base e as comunidades religiosas inseridas para, juntas, fazerem crescer o projeto de um cristianismo comunitário e libertador. É uma questão de credo, para ambas as partes. Sem querer desmerecer outros movimentos católicos com seus legítimos carismas, acreditamos, no entanto, que o discipulado de Jesus se aprofunda em uma autêntica vivência comunitária da fé que engaja a tod@s na luta por vida mais justa e digna. É este nosso credo: Ou o cristianismo se traduz em verdadeiras comunidades fraternas (não só em cultos dominicais, mega-procissões e eventos de entretenimento religioso) e em missão evangelizadora libertadora (não só em atividades sacramentais e devoções pietistas) – ou permanecerá aquém do legado profético de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A estratégia da nova coordenação de CEBs é aprofundar o diálogo e estreitar laços com segmentos eclesiais simpáticos às comunidades de base ou já inseridos nelas. O número significativo de irmãs (pertencentes a congregações e ordens religiosas diversas!) que passam boa parte do seu engajamento pastoral nas comunidades da periferia e desenvolvem lá, muitas vezes, trabalhos catequéticos, missionários e sociais pioneiros convenceu a Coordenação de CEBs a procurar as Religiosas Inseridas, em primeiro lugar. O contato se fez através de sua coordenadora, Ir. Terezinha Cotta, pessoa verdadeiramente luminosa e amiga. As idéias a serem postas em prática, nesta aliança estratégica promissora, são:

A produção de um subsídio que possa conscientizar jovens comunidades, círculos bíblicos e grupos de oração sobre os quatro pilares da eclesialidade peculiar de uma comunidade eclesial de base

A produção e divulgação de um CD próprio com cantos de animação comunitária e hinos litúrgicos, cujo conteúdo espelhe claramente a nossa opção profética pelos fracos e desprezados da sociedade e o nosso compromisso com o meio-ambiente

Mais atenção às letras dos hinos e cânticos da Caminhada

• A produção de uma camiseta específica das CEBs da Arquidiocese, a ser vestida por tod@s que trabalharem nas duas campanhas que foram decidas no Fórum Ecológico-Social, a saber: a campanha pela redução da taxa de esgoto e a campanha de plantação de mudas de árvores nas comunidades de periferia (por sugestão de Ir.Terezinha, a camiseta teria atrás o letreiro: CEBs – nosso jeito de ser Igreja, sempre!)

• Projeção de filmes da caminhada das CEBs e da “Igreja Libertadora” (por exemplo: “O Anel de Tucum” ou “Dom Helder – O santo rebelde”) em meio a grupos de jovens/crismandos, atraindo-os para o ideal cristão profético de engajamento sócio-político

• Promover uma mega-vigília das CEBs durante o período em que, em abril/maio próximo, os bispos terão a sua conferência anual em Brasília, debatendo o assunto “Comunidades Eclesiais de Base”; vamos aproveitar a “hora favorável”!

• Promover um encontro com os presbíteros-amigos das CEBs (e olhe, até que tem um bocado, hein!?), no intuito de envolvê-los também nesta campanha de reinserção nos meios populares, fortalecimento dos núcleos comunitários já existentes e fundação de novos grupos de cristãos com espiritualidade profético-libertadora

• Participação da Coordenação de CEBs no 1º Encontro das Irmãs Inseridas, no dia 13 de março, onde serão discutidas “Novas formas de presença solidária”

Que tal isto, só na primeira reunião ???
Agradecemos às irmãs que tornaram este encontro possível (até desmarcando outros compromissos que tinham no mesmo horário...) e rogamos ao Deus Libertador que derrame a Sua bênção copiosamente sobre esta “sagrada aliança”! Que vivam as comunidades! Sempre! E sempre mais!

Carlo Tursi, membro da Coordenação Arquidiocesana de CEBs