quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA O LAICATO ENVIA CARTA PARA OS LEIG

 CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato
SE/Sul - Q. 801 - Conj. “B” - CEP 70200-014 - Caixa Postal 2037 - CEP 70259-970 - Brasília-DF - Brasil - Fone: (61) 2103-8300/2103-8200 - Fax: (61) 2103-8303
E-mail: leigos@cnbb.org.br — Site: www.cnbb.org.br
Brasília-DF, 17 de novembro de 2011
CEPL – C – Nº 1042/11

Saudações a todos os cristãos leigos e leigas

Dia 20 de novembro deste ano, a Igreja celebra Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Tornou-se tradição comemorar também o dia do leigo e da leiga neste dia. Este é também o último domingo do ano litúrgico. Queremos coroar Jesus Cristo Rei do Universo no último domingo litúrgico do ano, lembrando com alegria os milhões de leigos que testemunharam neste ano a mensagem de Nosso Senhor. Portanto, encerrar o ano litúrgico nada melhor do que destacar a grandeza e a beleza do laicato em nossa Igreja. Eis a missão dos cristãos que vivem na família, nas escolas, no mundo do trabalho, no esporte, nas Igrejas e que dão o verdadeiro testemunho do ressuscitado com a vida.
“A voz do Senhor ressoa sem dúvida no íntimo do próprio ser de cada cristão, que, graças à fé e aos sacramentos da iniciação cristã, torna-se imagem de Jesus Cristo, insere-se na Igreja como seu membro vivo e é sujeito ativo da sua missão de salvação. A voz do Senhor, porém, também se faz sentir através dos acontecimentos históricos da Igreja e da humanidade, como nos lembra o Concílio: “O Povo de Deus, movido pela fé com que acredita ser conduzido pelo Espírito do Senhor, o qual enche o universo, esforça-se por discernir nos acontecimentos, nas exigências e aspirações, que compartilha juntamente com os humanos de hoje, quais são os verdadeiros sinais da presença e do desígnio de Deus. Pois a fé ilumina todas as coisas com uma luz nova, e faz conhecer o desígnio divino acerca da vocação integral do ser humano e, dessa forma, orienta o espírito para soluções plenamente humanas” (cf. Christefidelis Laicis n.3).
Destaca-se no modo simples, tangível, concreto, real e fé renovada que os leigos se tornam razão definitiva para que a manifestação de Jesus ao mundo é para salvar toda a humanidade, guiados pelo Espírito Santo.
A Comissão Episcopal para o Laicato, que abrange todas as formas de experiência nobre dos leigos na Igreja e no mundo como batizados, privilegia as CEBs, (Comunidades que vivem na sua origem na base a beleza do ser Igreja), os Conselhos de Leigos espalhados em tantas partes do imenso Brasil, os Movimentos e as Associações de Leigos com seus diversos carismas e serviços, as Novas Comunidades de Vida que experimentam o seguimento a Jesus Cristo conforme o Espírito lhes inspirar, os que estudam e buscam se aprimorar na formação de Fé e Política, querem ser força e fonte de renovação do ambiente onde o ser humano vive e espera a feliz chegada definitiva do Reino de Deus.
Com fé e devoção quero parabenizar a todos os leigos e leigas do Brasil em suas formas de vida cristã onde se encontram e desejam ser sinal fecundo do Evangelho e que celebrem alegremente com a Igreja a festa de Cristo Rei do Universo.
Que o novo tempo litúrgico proporcione muita luz na construção do Reino de Deus e possamos ter um mundo mais justo e fraterno.
Que a Mãe Imaculada, mãe de Jesus e nossa, volva seu rosto materno e nos ensine pelo caminho da ternura a sermos felizes, na família, na sociedade e na Igreja.

Dom Frei Severino Clasen, OFM
Bispo de Caçador - SC
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato