terça-feira, 25 de outubro de 2011

CE- CAMOCIM REALIZA "MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO"

"CEBs e Conselho de Leigos encorporam a Marcha"

O mês de novembro em Camocim ficará marcado pela “I Marcha Contra a Corrupção” agendada para o dia 15 de Novembro, saindo às 08:00h da Praça de São Francisco, percorrendo algumas ruas da cidade e finalizando na Praça Pinto Martins. A atividade está sendo organizada por um grupo de jovens estudantes do ensino médio, universitários e representantes da Igreja Católica. A ideia surgiu na Internet através da rede social Facebook, onde ocorrem as manifestações de divulgação e debates sobre o assunto. “Vamos mostrar para o Brasil, que os camocinenses não concordam com a corrupção escancarada”, declarou o jovem Talison Rodrigues, universitário idealista da Marcha.
A articulação por trás dos bastidores da grande rede virtual viabiliza outras formas de organização do evento. Para tanto, comissões de estudantes se formarão para mobilizar escolas, associações, Igrejas, sindicatos, grupos de jovens e a sociedade de forma geral. “Faixas, cartazes, bandeiras, não podem faltar na manifestação que terá caráter pacífico com o objetivo de nos irmanarmos com as outras marchas que ocorrerão no mesmo dia em outros lugares do país”, disse Carlos Jardel da comissão organizadora. “A Marcha Contra Corrupção também objetiva fortalecer o projeto Ficha Limpa para as eleições de 2012 e não é um momento para a promoção de partidos políticos ou de práticas de politicagens, estas atitudes serão vaiadas”, lembrou. “Os participantes deverão pintar a cara com as cores da Bandeira Nacional ou usar a máscara do personagem protagonista do filme ‘V de vingança’, ou conforme a criatividade”, pontuou Talisson Rodrigues.


REFLETINDO

A data é emblemática para a sociedade brasileira! 15 de Novembro, Dia da Proclamação da República. O local de concentração também é um símbolo do protagonismo popular, a “Praça São Francisco” na cidade de Camocim-Ce. Neste local e dia, às 08:00h, os camocinenses se reunirão para reafirmar os velhos conceitos que durante séculos conduziram homens e mulheres, jovens, crianças e idosos por caminhos retos, sem vacilo e sem pôr, em questionamentos, a dignidade das pessoas.
A I Marcha Contra a Corrupção significa muito mais do que uma manifestação simplória ou de mera indignação juvenil, ela reflete os anseios de uma nova sociedade que pretende continuar erguendo diante dos ímpios a bandeira da justiça, da igualdade e da honestidade, contradizendo a ótica do lucro exacerbado e do poder ganancioso que escraviza a alma das pessoas em função da manutenção de um sistema político que dizima e corrompe diariamente milhares de pessoas, negando-lhes “descaradamente” o direito de viver com dignidade.
O convite não é para um protesto mesquinho de partidários e de politiqueiros plantonistas, e nem se direciona a torcedores intitulados “eleitores”. Aliás, para estes, o convite é: “abandonem a alienação”,pois, se comparecerem com estas abomináveis práticas, serão recepcionados com a indiferença de quem não aguenta mais viver neste modelo despolitizado e insustentável no país.