quinta-feira, 4 de agosto de 2011

“JUSTIÇA E PROFECIA A SERVIÇO DA VIDA NO NORDESTE”

 “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.

Foto do V Nordestão em São Luiz -Maranhão
Teve inicio na tarde do dia 28 de julho de 2011 e se estendeu até o dia 30, no salão paroquial da Igreja Santa Rita de Cássia, na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, mas um encontro da ampliada nordestina em preparação ao VI Nordestão das CEBs, que acontecerá em julho de 2012 na Diocese de Itabuna. O evento contou com a participação dos representantes dos 05 regionais: Nordeste I – Ceará, Nordeste II – Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Nordeste III – Bahia e Sergipe, Nordeste IV – Piauí, Nordeste V- Maranhão.

O encontro “Construir o VI Nordestão”, faz parte de uma serie de atividades que vem sendo realizadas em preparação para este importante evento da Igreja Católica em todo Nordeste, e caminhando para a realização do 13º Intereclesial das CEB's a ser realizado em 2014, no Crato/CE.

Após as visitas ao Colégio Lourdes Veloso e a Vila Olímpica de Itabuna, situados a Av. Presidente Kennedy, onde serão realizadas as pequenas plenárias e as atividades de grande porte respectivamente, os representantes presentes no evento deram continuidade a profundas reflexões que resultaram nas seguintes definições: O VI Nordestão das CEBs será realizado no período de 19 a 22 de julho de 2012, terá como tema “Justiça e Profecia a serviço da Vida no Nordeste” e o seu lema será: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. (Mt 5,10)”. Definiu-se também os sub-temas a serem trabalhados nas pequenas plenárias: 01) Espiritualidade Ecológica (Preceitos ecológicos do Pe. Cícero – Canto das Criaturas), esta plenária terá como patrono o Pe. Cícero; 02) As CEBs e as políticas Públicas (com destaque aos aspectos da educação, segurança pública e a saúde que será também tema da CF 2012), a patrona será Zilda Arns; 03) As CEBs no enfrentamento aos projetos desenvolvimentistas que excluem (É tempo de destruir os sistemas que destroem a terra), patrono o Pe. José Koopmans; 04) Profetas e Profetisas de ontem e de hoje, o patrono será o Pe. Comblin; 05) Romeiros e Romeiras no campo e na cidade – desafios e perspectivas (Contexto da urbanização e desafios das CEBs no meio rural), patrona Beata Maria Araújo; 06) CEBs e Movimentos Sociais – a serviço da vida no Nordeste, o patrono será Galdino Pataxó Hã-Hã-Hãe e no VI Nordestão haverá uma plenária com oficinas práticas, tais como pintura de tecido, confecção de velas, reciclagem de pet, colares e terá como tema de reflexão: 07) CEBs na busca da sustentabilidade, seu patrono será Antônio Conselheiro. E grande plenária terá como patrono o ex-bispo diocesano de Itabuna: Dom Paulo Lopes de Faria.
Muitos outros encaminhamentos foram feitos, tais como coordenação dos dias e das plenárias, hospedagem, equipes de trabalhos, livro de cânticos, contribuições financeiras dos Regionais. Ao final do encontro os representantes lançaram a CARTA DE ITABUNA, nela expressam os seus sonhos, as suas alegrias e esperanças ao mesmo tempo em que convidam Romeiros e Romeiras de todo o Nordeste a caminhar juntos a este “Mutirão de Evangelização e celebração da Fé a partir da vida do povo Nordestino”.

Lembrando:
VI Nordestão das CEBs
Local: Diocese de Itabuna – sul da Bahia
Data: 19 a 22 de julho de 2012
Tema: “Justiça e Profecia a serviço da Vida no Nordeste”
Lema “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. (Mt 5,10)”.