sexta-feira, 24 de junho de 2011

CPT/CE ENVIA SAUDAÇÃO AOS PARTICIPANTES DA ASSEMBLEIA NACIONAL DOS LEIGOS

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

R. Mons. Otávio de Castro, 150 - Fátima
60.050-150 - Fortaleza - Ce - Brasil
e-mail:cptce@fortalnet.com.br
Fone/Fax: (085) 3226-1413



Fortaleza, 24 de junho de 2011

Aos/às participantes da 30ª Assembléia Geral do CNLB




“A Pacha Mama e Gaia estão vivas, são vivificadoras.
Nenhuma estrutura de morte terá mais poder que a Vida”.
D. Pedro Casaldáliga



A Comissão Pastoral da Terra do Ceará envia suas saudações aos/às participantes da 30º Assembléia Geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, que acontece em Belo Horizonte – MG, de 23 a 26 de junho de 2011.
Sabemos da importância deste momento de encontro das lideranças do Conselho Nacional e demais conselhos regionais e locais para a caminhada do laicato brasileiro. O tema escolhido, além de oportuno, é animador: "Leigos e Leigas, Discípulos Missionários Comprometidos com a Vida do Planeta". A defesa e promoção da vida dos seres humanos passa necessariamente pela defesa e promoção da vida do Planeta, de toda a biodiversidade, ameaçada pelos interesses do grande capital, que geram grandes impactos socioambientais e para a saúde humana, insistindo na implantação, a “toque de caixa”, de grandes projetos do agrohidronegócio e obras de infraestrutura, empurradas de “goela abaixo”, que não leva em consideração a participação das comunidades nos processos decisórios e não garantam autonomia e protagonismo dos pobres.
Defender a vida de toda a Criação, que “geme em dores de parto” (Rm 8, 22), como nos recorda a CF 2011, deve ser compromisso de todas as comunidades cristãs, fruto do seguimento de Jesus, o irmão de Nazaré. O laicato brasileiro, assumindo este compromisso, está expressando todo o seu anúncio e profecia na construção do Reino de Deus.
Enviamos nossas saudações especiais aos/às leigos/as do Ceará participantes da Assembléia. Embalados/as pelos ritmos contagiantes da Festa de São João, desejamos a todos/as um ótimo trabalho.

Thiago Valentim Pinto Andrade
P/ Coordenação da CPT CE