segunda-feira, 30 de maio de 2011

TIANGUÁ- RETIRO DIOCESANO DE LEIGOS

O Conselho Diocesano de Leigos/as da Diocese de Tianguá/CE realizou nos dias 28 e 29 de maio de 2011 o Retiro de Lideranças Leigas no Centro Missionário de Tianguá. Na ocasião, estavam presentes as seguintes paróquias: Camocim, Granja, Timonha, Chaval, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Croatá, Ibiapina e Área Missionária de Parazinho, totalizando 30 participantes, contando inclusive com uma representação significativa das CEBs. O tema central “Como discípulos e missionários de Cristo, cultivamos uma espiritualidade a serviço da vida e da inclusão social”, foi refletido e aprofundado pelo leigo consagrado Edmilson Moreira Carneiro da Diocese de Sobral(...)


O retiro teve início às 8:30h com um momento de mística coordenado pelos leigos/as da Paróquia de Granja. Utilizando o texto bíblico extraído de Mt 20, 1-16 (parábola dos trabalhadores da vinha), Manoel Guilherme enfatizou que todos os cristãos batizados são chamados a trabalhar na vinha do Senhor, como sal da terra e luz do mundo. Os leigos/as são desafiados a viver o projeto de Jesus Cristo nas diferentes realidades do mundo moderno.

A introdução da exortação “Christifideles Laici” lida pelo articulador das CEBs Carlos Jardel trouxe presente o papel e o ministério dos leigos e leigas na ação evangelizadora da Igreja. O Papa João Paulo II ratifica com propriedade a importância da dimensão profética do laicato.

O assessor Edmilson Moreira iniciou a sua explanação convidando a todos/as a fazer a experiência do deserto meditando os seguintes textos bíblicos: Mc 1, 16-18; Jo 1, 35 -39; Mt 28, 16 – 20; Jo 21, 15 – 19. Em seguida, foi feita uma partilha. Eis os pontos chaves:

- "O chamado e os aspectos da missão a partir do chamado de Cristo";

- "As Igrejas muitas vezes são veículos de exclusão social. Falta-nos a coragem de assumir essa realidade";

- "É preciso observar os “sinais” presentes na Igreja e na sociedade hoje. Esses sinais mostram uma época de profundas mudanças que apontam em alguns momentos para um modelo eclesiológico romano e clerical";

- "O chamado de Deus está diretamente relacionado não só a mim, mas também ao meio em que vivo".

Após a plenária, foi encerrada a parte da manhã com um questionamento:

“Por que desde 2006 está acontecendo uma verdadeira efervescência missionária na Igreja?

A oração do ofício divino das comunidades abriu as atividades da tarde às 13:30h. Em seguida, a assessoria reiniciou a temática fazendo uma reflexão sobre Mc 1, 16-18. Edmilson salientou que Deus é movimento e renovação. Eis os pontos chaves de sua explanação:

- “Três aspectos são imprescindíveis na vida cristã: ORAÇÃO, PALAVRA DE DEUS E EUCARISTIA”.

- “A Igreja hoje tem dois discursos: Um enfatiza a relação intimista com Deus, distante da realidade, a outra salienta a prática transformadora de espiritualidade. A frase de Karl Marx no século XIX, ‘a religião é o ópio da humanidade’, continua vigorando em nossos dias”.

- “Não é possível viver a verdadeira experiência de Deus sem o compromisso com a vida e com as realidades que nos cercam”.

- “Qual é a razão do sacramento da crisma entre os jovens? A unção com o óleo do crisma no batismo é feita no peito do catecúmeno, sem muita visibilidade, já na crisma, é na fronte, para que brilhe e reflita Jesus.”

- “Mudar a consciência de adulto é muito mais complicado”.

- “A Igreja não é mais uma única resposta às inquietações do mundo atual. Se não formos capazes de dar significado às pessoas, não conseguiremos atrair mais os que nos procuram”.

Encerramos as nossas atividades no sábado com a adoração eucarística na capela do Seminário São José às 17:00h. Durante a noite foi exibido o filme: “Batismo de Sangue”, para aprofundar a dimensão profética da missão laical.

As atividades foram reiniciadas com a celebração eucarística às 6:30h. Após o café, Edmilson convidou o grupo a refletir sobre as situações de exclusão presentes em nossa sociedade. Utilizando o texto bíblico extraído de Jo 3, 1-8 e o documento 62 da CNBB “Missão e Ministério dos cristãos leigos e leigas” (Pag 119 a 124), foi feita uma divisão em grupos para discutir o seguinte questionamento:

"Que características deverá ter a espiritualidade para que sejamos discípulos missionários e agentes de transformação social?

Depois de um breve momento de partilha, foi feita a plenária iniciada pela leitura do texto bíblico extraído de Cl 3, 1 – 16. Eis os pontos chaves:

- “Além dos vários títulos marianos, existe ainda um outro que é pouco lembrado, a Nossa Senhora do ‘NÂO’, que se revela quando Maria, a profetisa de Israel diz “não” ao sistema opressor de sua época: ‘Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes...’”

- “Nossas atividades pastorais estão demasiadamente atreladas à Prefeitura, o que acaba inibindo o aspecto da denúncia por parte da Igreja”.

- “As festas de padroeiro são extremamente voltadas para a questão financeira, em vez de promoverem a conscientização e a evangelização”.

- “ Em cada cidade existem os Conselhos Municipais que articulam as políticas públicas. Nós, cristãos, conhecemos esses conselhos, estamos fiscalizando o trabalho desses órgãos ou estamos conjugando o verbo ‘calangar’?”

- “O documento 62 é extenso, mas de uma importância muito grande para o laicato. O que falta na Igreja são pessoas virtuosas, os grupos se formam e se acabam com a mesma facilidade”

- “O documento salienta a formação e o enfrentamento das diversas realidades gritantes da sociedade. A espiritualidade é fundamental no discipulado de Jesus Cristo. É preciso caminhar com Cristo. Sem Ele, nada funciona.”

A representação do CNLB – Regional NE I tomou a palavra em seguida através de seu presidente Francisco Erivaldo Barbosa. Na ocasião, ele enfatizou a origem e a importância dos conselhos de leigos no Brasil. O tesoureiro e ex-presidente do CNLB – NE I mencionou os diferentes documentos do magistério da Igreja sobre o laicato:

- Concílio Vaticano II através da Constituição dogmática Lumen Gentium e do Decreto Apostolicam Actuositatem;

- Conferências Episcopais Latino-americanas: Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida;

- Documento 62: “Missão e Ministério dos cristãos Leigos e Leigas”

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil, em seus diversos níveis, não é um movimento ou pastoral , mas um organismo de comunhão eclesial, de representação, organização e articulação dos cristãos Leigos e Leigas. Ele surgiu da Ação Católica, e ganhou força com o Concílio Vaticano II. Foi lembrada também a realização da Assembleia Ordinária do CNLB de 23 a 26 de junho de 2011 e a Assembleia Regional que realizar-se-á de 26 a 28 de agosto de 2011. Representando a Diocese de Tianguá e o Regional NE I, participarão os articuladores Carlos Jardel (CEBs) e César Rocha (Conselho Diocesano de Leigos).

No momento dos avisos, Carlos Jardel (articulador das CEBs) divulgou os seguintes eventos:

- Janeiro de 2014 - 13º Intereclesial que acontecerá no Ceará, Diocese de Crato, com o tema: “Justiça e profecia a serviço da vida” e o lema: “CEBs, romeiras no campo e na cidade”

- 12 a 19 de junho – Nordestão das CEBs em Itabuna - BA

O encontro se encerrou às 12:15h com o momento do almoço.

Que Jesus Cristo nos ilumine e nos fortaleça na caminhada, para que tenhamos um laicato consciente, organizado e atuante na Igreja e na sociedade.

Por César Augusto Rocha - Coordenador do Conselho Diocesano de Leigos/as