quinta-feira, 28 de abril de 2011

A IGREJA DO AVENTAL

Trechos da homilia do bispo italiano Tonino Bello, na quinta feira santa. Foi defensor dos migrantes perseguidos pelos governos da Europa e promotor da Justiça e Paz e da integridade da Criação. Assumiu posturas intransigentes contra a fabricação e o tráfico de armas. Faleceu em 1993. Santo quando?

 Jesus levantou-se da mesa, tirou as suas vestes, pegou uma toalha e em amarrou-a na cintura

Se não começamos daqui, a partir do altar, de uma vida de oração, é inútil falar de evangelho, de reino e de paz. Não basta, no entanto, permanecer na Igreja: a Missa é uma força que empurra para fora! A Missa nos força a deixar a mesa, nos impele para a ação. Ela nos incentiva a investir o fogo que temos recebido em gestos e dinâmicas e missionárias...

Que vestes?As vestes do lucro, do cálculo, do interesse pessoal, do domínio e do poder... Se sonhamos de ficar ricos, de ter carreiras de sucesso, de prevalecer sobre o outro, se desejamos dobrar, triplicar o salário, deixamos essa igreja! Se em nossa casa cultuamos a lógica da acumulação, do luxo, do desperdício, da mentalidade burguesa, deixamos essa igreja!  

Amarrou na cintura o avental

 Falo muitas vezes da Igreja do avental. O avental é a toalha, a única veste sacra mencionada no Evangelho. Jesus não colocou a casula, a estola... Amarrou na cintura uma toalha... Só se tivermos servido pdemos falar, anunciar o Evangelho com credibilidade. A única porta que nos leva para a casa de credibilidade é a porta de serviço.

Depois de lavar os pés dos discípulos, tomou as suas vestes, sentou-se novamente e falou

Jesus fala após ter servido. Se nossas palavras não são alicerçadas em uma ação forte e exemplar, nada produzem. É por isso que gostaria de inflamar o vosso coração e o vosso compromisso para o serviço em suas comunidades em favor dos mais pobres. Hoje, especialmente, a serviço dos excluídos, dos últimos da sociedade. Eles também são nossos irmãos, com direitos que devem ser defendidos. Só no serviço aos últimos entramos na lógica da Eucaristia.


(do site: www.ecooos.org,br)
Fonte : Marco Passerini