domingo, 27 de março de 2011

FORTALEZA - BATISMO POPULAR DA PRAÇA DOM HÉLDER CÂMARA

Enquanto a Prefeita fala em Praça do Futuro, o Projeto de Lei que pede mudança de nome da Praça 31 de março para Dom Hélder se arrasta há mais de 2 anos na Câmara de Fortaleza. O Vereador João Alfredo (Psol) convida para o ato de Batismo da Praça Dom Hélder Câmara, atual 31 de março, na Praia do Futuro. O evento acontecerá no próximo dia 31, a partir das 16h, na própria Praça.

 Um Projeto de Decreto de Lei 0015/2009 do vereador João Alfredo do Psol, em tramitação na Câmara Municipal há mais de dois anos, sugere a mudança em menção honrosa ao bispo que lutou pela dignidade humana e contra os crimes da ditadura. Anunciando ontem a licitação para reforma do logradouro e de um novo nome - Praça do Futuro - a Prefeitura de Fortaleza parece desconsiderar o PL já existente. Nos últimos dois anos, o projeto sofreu todo tipo de manobra protelatória, como sucessivos pedidos de vistas, até o "desaparecimento" do processo.
O anseio pela mudança já é antigo, desde 2009, ano este em que foi pedida a revogação do nome anterior. “Queremos homenagear Dom Helder, é uma demanda inclusive de parte da comunidade moradora da Praia. Gostaríamos de ter feito isto antes, no ano do centenário”, informa João Alfredo.
Na justificativa para a mudança, o vereador esclarece que a nova nomeação vai em prol da valorização da Democracia e dos Direitos Humanos, deixando, assim, de reforçar a memória da data de instalação do Golpe Militar de 31 de março de 1964. “A mudança de nome para Dom Hélder Câmara é uma homenagem justa a esse Fortalezense que pregou a não violência opondo-se ao regime militar e sendo indicado, inclusive, quatro vezes para o prêmio Nobel da Paz. Praça do Futuro é um nome vazio, que não diz nada nem representa nada ao povo”, critica(...)




Conheça quem foi Dom Hélder

Religioso cearense (7/2/1909-). Hélder Pessoa Câmara é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos durante o Regime Militar de 1964. Ordena-se padre em 1931, em Fortaleza, sua cidade natal.

Nessa época participa do movimento integralista, versão brasileira do fascismo europeu. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1936, quando dirige programas educacionais da prefeitura do então Distrito Federal. É um dos organizadores da Ação Católica, dedicada à atuação pastoral para a população carente. Entre 1946 e 1962 é assistente nacional da entidade. Em 1952 é nomeado bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo três anos depois promovido a arcebispo coadjutor.
 Foi um dos idealizadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1952. Sob sua influência, a CNBB muda os rumos e o estilo de atuação da Igreja Católica no Brasil e passa a incluir o problema da desigualdade social em suas preocupações e ações.

Serviço:

Batismo Popular da Praça Dom Helder Câmara

Quando: dia 31 de março

Onde: Na Praça 31 de março, Praia do Futuro

Hora: 16h