terça-feira, 15 de março de 2011

CEBS VISITAM SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE ARAÇOIABA DA SERRA

Na manhã do dia 11 de março, membros das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Sorocaba visitaram a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Araçoiaba da Serra, que neste município trabalham juntas. O grupo foi recebido pela Bióloga, Patrícia Maria Lopes Pereira e pelo Diretor, Gilberto Alves.
Na apresentação dos trabalhos que ambos fizeram aos participantes das CEBs ficou destacado a Educação Ambiental, feita em conjunto com a Secretaria da Educação e com a parceria do Zoológico de São Paulo que tem uma área de produção de grãos dentro da cidade, da Fazenda Ipanema, da CPFL, com a qual se faz um trabalho de doação de mudas para arborização urbana
O trabalho desenvolvido pela secretaria envolve todos os Licenciamentos Ambientais do Município e também junto ao Governo do Estado. A cidade de Araçoiaba também faz parte do Programa Estadual Município Verde e Azul, que buscam uma série de melhorias na área do meio ambiente.
Ficou claro também que qualidade de vida, saúde e meio ambiente caminham juntos. Por isso o grande investimento na educação ambiental fortemente trabalhado nesta cidade (...)



Dificuldades...

Araçoiaba da Serra, hoje, é um município pequeno com aproximadamente 26 mil habitante, nos finais de semana tem sua população duplicada devido a grande quantidade de chácaras de proprietários que moram na capital ou outras cidades e nos feriados e finais de semana buscam a paz do interior.
Embora seja uma pequena cidade, os problemas ambientais são grandes. Somente 8% do esgoto é tratado. Ainda hoje não existe coleta seletiva. E o transporte público é totalmente movido a combustível fóssil.
Tanto Patrícia como Gilberto dizem que os problemas ambientais acabam por ficar em segundo plano por falta de verbas, tanto do Município como do Estado.
Infelizmente a coleta de pilhas, baterias, lâmpadas e lixo eletrônico não têm dado certo devido às falhas na lei municipal.

Avanços...

Por causa de uma melhor fiscalização a coleta e todos os processos de descarte apropriado para o lixo dos agrotóxicos têm dado certo. Nesse ponto já existe uma consciência melhor e uma contribuição mais efetiva dos que fazem uso desses elementos.
Outro ponto interessante é que o Município assume para si todos os gastos tanto da rede pública como do privado para a coleta e devido fim do lixo hospitalar.
Já existe um estudo para que se inicie a coleta do óleo usado. Segundo informações da Patrícia a cidade não teria óleo suficiente para criação de uma cooperativa de sabão, todavia está se articulando para que esse óleo seja coletado, enviado a uma cooperativa de outra cidade viznha e que esse sabão volte para ser utilizado pelo Fundo de Solidariedade, Secretaria da Cidadania e outros.
A médio e longo prazo também existe um projeto para trabalhar com os resíduos da Construção Civil e também um outro para trabalhar com a compostagem dos resíduos da Arborização.
Tudo isso são metas a serem alcançadas dentro da nova política de resíduos sólidos de nosso país.

Preocupações...

Embora durante a conversa tenha se dito que não existam mais as chamadas “fossas negras”, isto é, fossas direto no solo que poluem os lençóis d’água, e que só existam fossas sépticas, é uma preocupação de muitas pessoas, pois elas dizem que mais de 95% das fossas existentes na cidade que agrega muitas chácaras, sítios e possui muitas áreas rurais são “fossas negras” e estão poluindo e degradando fortemente as reservas de águas de Araçoiaba.
Neste tempo em que se busca humanizar cada vez mais o trabalho com os recicláveis e tenha se dado um passo a frente com a criação da Usina de Reciclagem e Compostagem, consequência da desativação do antigo “lixão” da cidade. Ainda é precária a situação dos trabalhadores e trabalhadoras que trabalham na Usina, pois todo lixo chega ao espaço de trabalho misturado. Essa forma não é a melhor para se trabalhar com os materiais recicláveis e nem a mais adequada para a saúde. Por isso a importância da coleta seletiva, a contribuição da população e também a organização dos agentes ambientais para ter seus direitos trabalhistas assegurados.

Pontos muito positivos...

Hoje são 3 os espaços de preservação e trabalhos na área do Meio Ambiente: A Lagoa do Jundiaquara, O Horto,que é um Centro de Educação Ambiental e o Lago Municipal.
O Projeto Escola Sustentável e todos os Projetos de Educação Ambiental, que inclusive na semana dia 22 de março, dia da água, realizou todo um trabalho de cuidado e preservação das águas.
As pistas de caminhada e Ciclovias na entrada da cidade e em torno do Lago Municipal, unindo a questão da Qualidade de Vida e o Cuidado com a Natureza.

Éder Massakasu Aono