segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA DO CEARÁ ESCOLHE O TEMA DA XV ROMARIA DA TERRA

A Comissão Pastoral da Terra do Ceará, reunida em seu Conselho Ampliado nos dias 17 e 18 de Fevereiro, em Fortaleza, definiu o tema da 15ª Romaria da Terra, que se realizará no dia 7 de agosto de 2011, em Itapipoca.
Na reflexão que sucedeu a escolha do tema, os/as agentes da CPT levantaram temáticas que devem estar presentes na Romaria, desde a preparação até a sua realização: Reforma Agrária, agroecologia, sustentabilidade, enfrentamento dos grandes projetos do capital, uso de agrotóxicos, luta pelo acesso e democratização da água e martírio.
O tema escolhido, após muitas considerações e propostas, foi: “No Testemunho dos Mártires: Terra, Água e Dignidade”. A Romaria da Terra se propõe a fazer memória da vida e da luta dos mártires da caminhada e lutadores/as do povo, que derramaram seu sangue e doaram suas vidas na luta por Terra e Água, a fim de todos/as tivessem vida com dignidade. Pretende, ainda, ser momento de fortalecimento das lutas camponesas, indígenas e quilombolas, bem como de denúncia de todos os impactos negativos sobre os povos nativos e tradicionais causados pelo uso de agrotóxicos, pela concentração de terra, falta de acesso à água, mineração, especulaçãofundiária, grandes barragens e tantos outros projetos do grande capital.
Portanto, os poetas, cantadores e artistas da terra que quiserem colaborar com a Romaria compondo canções e criando proposta de cartaz, poderão enviar seus trabalhos à CPT até o dia 10 de Março de 2011, pelo e-mail cptce@fortalnet.com.br. Entre as propostas enviadas, serão escolhidosHino e Cartaz oficiais da Romaria.Contudo, todas as canções enviadas serão utilizadas na animação das comunidades em preparação à Romaria.
A CPT convida todas as comunidades a, desde já, se preparem com bastante entusiasmo para participarem da XV Romaria da Terra. Como Romeiros e Romeiras da Terra, seguiremos a Itapipoca, fortalecidos pelo Testemunho dos Mártires da Caminhada, unidos na luta por Terra, Água e Dignidade.

Thiago Valentim
CPT CE