sábado, 8 de janeiro de 2011

PADRES SALVATORIANOS DEIXARÃO O SERVIÇO PASTORAL DE BARBALHA

Por decisão do Capítulo Provincial os padres da Sociedade do Divino Salvador – Salvatorianos – deixarão o serviço pastoral da paróquia Santo Antônio em Barbalha-CE, depois de 63 anos de presença oficial como comunidade salvatoriana. Segundo o escritor Napoleão Tavares Neves: “... no dia 8 de dezembro de 1947 foi constituída oficialmente a primeira comunidade salvatoriana integrada pelos padres Afonso de Oliveira Lima [que foi o 1º bispo de Brejo-MA], o pioneiro, Carlos Marques Vieira e Otávio de Sá Gurgel que ficou sendo o pároco...” O motivo apresentado pelo provincial, Pe. Nelson Barbieri, entre outros, foi a escassez de sacerdotes para tantas obras.
Atualmente a paróquia conta com a solicitude pastoral do Pe. Renato Simometto - SDS, que como pároco realiza com alguma dificuldade suas funções, devido sua idade avançada, auxiliado por outros padres salvatorianos na medida em que podem vir à Barbalha.
Não sem angústia, a Diocese acolheu a decisão da Província Salvatoriana no Brasil e formula os mais sinceros agradecimentos por todo o bem que a presença salvatoriana realizou na história de Barbalha não só no campo espiritual e na organização pastoral daquela comunidade, mas também no trabalho pioneiro realizado no campo da educação e formação sobretudo dos jovens em momentos importantes e decisivos da história do seu povo.
A partir do dia 30 de janeiro serão acolhidos na casa paroquial 10 seminaristas do ano popedêutico do Seminário Diocesano São José; e para o serviço pastoral serão enviados como vigários paroquiais os padres Cícero Alencar Ferreira e Antônio Audízio Nunes, este ultimo será diretor do propedêutico.

FONTE : SIT DA DIOCESE DE CRATO


REFERÊNCIAS

Na WIKPÉDIA você conhece um pouco da vida de Francisco Maria da Cruz Jordan, fundador dos Salvatorianos;
AQUI
O "Blog Divino Salvador" conta um pouco da história dos Padres Salvatorianos, aqui no Brasil, clique AQUI e confira.