segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DISCUSSÕES DA AMPLIADA DAS CEBs


A Ampliada das CEBs finalizada no último Domingo, 30, apontou alguns possíveis rumos a serem tomados pelas CEBs do Brasil. Foram muitas as discussões, falas maduras sobre o ecumenismo, gênero, militância político - partidária e todas as relaçoes de fé e vida . Aos poucos os membros iam desenhando o rosto das CEBs Brasileira, colocando como pano de fundo das discussões, as evidências de um mundo que está sendo marcado pelo urbanismo e as novas tecnologias. Mediante as observações e análises feitas pelos assessores, os membros da Ampliada colocavam os desafios a serem superados e apresentavam a necessidade de uma “nova fala profética”, com forte incidência no mundo pós - moderno, sem deixar ao abandono as “bandeiras de luta”, que sempre caracterizaram as CEBs e que no momento atual não se fazem presentes com o mesmo vigor de outrora. Discussões pertinentes e atualizadas com o ávido anseio de profetizar sem a mínima pretensão de se abster das raízes apostólicas, fundadas nos alicerce dos ensinamentos do Cristo Libertador .
A pouca participação da juventude nas Comunidades Eclesiais de Base foi algo lamentado e discutido pela Ampliada que observou também a necessidade de uma forte relação com o Setor de Leigos da CNBB.
A próxima reunião da Ampliada deverá ocorrer no início de 2012, até lá, cada representante de Regional das CEBs do Brasil, deverá levar para as suas respectivas comunidades, as fortes mensagens deixadas pela Ampliada.