sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

AMPLIADA DAS CEBs INCIA COM ANÁLISE DE CONJUNTURA E A MÍSTICA DAS ROMARIAS EM JUAZEIRO

O Centro de Expansão da diocese de Crato no Ceará esta sendo mais uma vez o centro das atenções para as Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, em virtude da realização de mais uma Ampliada Nacional de CEBs, que teve inicio ontem , quinta-feira, 27, e se encerrará no próximo domingo, 30.
Ontem pela manhã houve uma análise de conjuntura, feita pelo Padre Manfredo Oliveira, da Arquidiocese de Fortaleza. Na análise, foi destacado pontos norteadores para a compreensão da atual situação do Brasil. “Somos um pais com vários problemas, porém o problema atual de fundo é a relação homem e meio ambiente”, sublinhou Manfredo, que destacou o fenômeno ‘Lulismo’ como uma experiência política de forte ligação com o pobre.
No período da tarde, Irmã Annette Dumollium falou sobre os romeiros e a mística das romarias de Juazeiro do Norte, colocando em sua apresentação depoimentos fortes de expressões de fé dos romeiros.
“A romaria é penitencial, mas não é um sofrimento, é muito leve, não é um sofrimento imposto como a quele que vem do patrão para oprimir o empregado. Ela é uma terapia que dá sentido ao sofrimento", explica Irmã Annette, respostando as indagações sobre a relação da mística das romarias com a teologia da libertação.
As atividades de quinta-feira foram finalizadas na noite com a exibição de um vídeo sobre o Caldeirão do Beato Zé Lourenço.