sábado, 4 de dezembro de 2010



Amigos e amigas das CEBs,

por favor, imprimam e divulguem o material que vai nos anexos, e ajudem a recolher assinaturas (acompanhadas de número de RG ou CPF) a favor da redução da atual tarifa de esgotamento sanitário (100 % em cima do consumo d'água!)! A nossa campanha foi prorrogada, por decisão unânime na Assembléia Arquidiocesana de CEBs, até o dia 19 de março de 2011. Data de entrega das assinaturas à CAGECE, com manifestação pública, será 22 de março, Dia Mundial das Águas.
Precisamos batalhar para superar a marca de 10.000 assinaturas!
A propósito: dia10 de dezembro próximo estaremos com um carro de som e um stand na Praça do Ferreira, a partir das 15:30 h !
Quem puder, compareça para ajudar a coletar assinaturas dos transeuntes.
Grande abraço natalino,

Carlos Tursi
pela Coordenação de CEBs

P.S.: Enviem este material a todos(as) os/as amigos(as), paróquias, movimentos, associações etc.
Não esqueçam de entrega as listas cheias no Centro de Pastoral da Arquidiocese, na Rua Rodrigues Júnior, esquina com Rua Costa Barros! Procurem Regina ou Fernanda.



CAMPANHA
“ESGOTO JÁ – SEM EXPLORAR!”

PELA REDUÇÃO DA TAXA DE ESGOTO COBRADA PELA CAGECE

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) de Fortaleza, unidas às Pastorais Sociais e a diversos segmentos do Movimento Popular, decidiram vir a público, sensibilizadas pela resistência de inúmeras famílias cearenses, de baixa renda, contra a ligação de seus domicílios à rede de esgotamento sanitário. Tal resistência está fundada no temor de, daí em diante, não conseguirem mais pagar a conta d’água, já que – com a inclusão do serviço de saneamento – a tarifa cobrada duplicará.
Este movimento entende que a rede de esgotamento sanitário deve abranger, sim, todos os domicílios, estabelecimentos comerciais e industriais e que a taxa cobrada por tal serviço não poderia constituir um sério obstáculo contra esta meta salutar, como atualmente está acontecendo no Ceará. A corrente prática da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) de vincular a tarifa do esgoto ao consumo d’água numa proporção de 100 % deve ser considerada, portanto, abusiva e de um ônus social insuportável. Cabe aos próprios cidadãos, esclarecidos acerca de seus direitos sociais inegociáveis, exercerem o controle social sobre órgãos gestores de bens públicos. A Lei 11.445, de 05-01-2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, exige no seu artigo 30, item IV que a estipulação da tarifa de esgoto leve em consideração, entre outros fatores, o da “capacidade de pagamento dos consumidores”.
A campanha de coleta de assinaturas prosseguirá até o dia 19 de março (Dia de São José). A entrega oficial das assinaturas recolhidas e de um documento reivindicatório à diretoria da CAGECE, acompanhada de ato público, ocorrerá em 22 de março de 2011 (Dia Mundial das Águas).
Venha endossar esta luta das CEBs por uma tarifa justa de esgoto! Chega de exploração!

A C o o r d e n a ç ã o A r q u i d i o c e s a n a d e C E B s