sábado, 18 de setembro de 2010

REGIONAL ANFITRIÃO ESTUDA TEMA E LEMA DO 13º

Ontem à tarde , 17, a programação iniciou-se com o estudo do tema e do lema do 13º Intereclesial, com o Padre Anastácio de Iguatu, que fez uma analogia ,últilizando elementos que marcaram a história da sociedade e da igreja desde o nascimento das CEBs na década de 60, período em que a sociedade enfrentava um processo de transformação ideológica e eclesial, perpassando pela primitividade das comunidades a partir de Pentecostes, para isto, padre Anastácio ultilizou passagens bíblicas do livro dos Atos dos Apostolos que relatam a primícia da vivência em comunidade, e que mostra a dinâmica que deve ser vivida e resgatada por nossas atuais comunidades.
O Assessor falou sobre a tradição leiga do catolicismo do povo, um dos pilares que juntamente com os movimentos eclesiais da década de 50 e início de 60 em vários estados do país, contribuiram para criação e desenvolvimento das CEBs.
A reestruturação da pastoral popular (período pós golpe militar de 1964) e a relização do Concílio Vaticano II (1962- 1965) também foram citados como incisivas no processo de gestação das CEBs.
Padre Anastácio destacou também que a CEB é o primeiro núcleo eclesial, é uma célula inicial de estrutura e foco de evangelização.
Após a participação de Padre Anastácio, houve um momento conduzido pelo Padre Vileci Vidal, que falou sobre a necessidade de uma articulação de base para dar ao pobre a justiça que ele anseia. Citou o carísma da profecia, onde afirmou ser este o mais importante na Igreja, que constrói uma política igualitária, que denuncia o erro e busca a solução para o mesmo, advertiu a assembleia da existência de falsos profetas e enfatizou que as comunidades devem colocar em primeiro lugar o Reinocentrismo, pensamento este, que foi assumido pelo Episcopado Latino Americano nas conclusões de Medilin e Puebla. Refletindo sobre a vida do cristão, alertou sobre o poder da oração na formação de seu caráter, que influencia a sociedade como um todo.