sábado, 17 de julho de 2010

AMPLIADA NACIONAL DAS CEBs EM CRATO INICIA COM ANÁLISES DE CONJUNTURAS


Ontem, 17, deu-se inicio a primeira Ampliada Nacional das CEB’s do ano 2010, no Centro de Expansão da Diocese de Crato com a recepção dos participantes vindos de vários Regionais da CNBB.
Com a oração inicial extraída do Oficio Divino das Comunidades, celebrou-se os mártires da Caminhada. Ao iniciar o momento orante, Pe.Vileci Vidal, da Diocese de Crato e membro do secretariado do 13º, fez reflexão sobre a historia da cidade e região do cariri, perpassando pela missão de Pe. Ibiapina , Pe.Cicero e o Beato Zé Lourenço, destacando fatos que foram incisivos na construção da cultura e da religiosidade popular e romeira do povo Nordestino.
O Bispo Anfitrião, D.Fernando Panico, acolheu os participantes e falou sobre a importância das Comunidades Eclesiais de Base no aspecto romeiro e missionário. “As romarias são fortes gritos de fé itinerante”, disse D. Fernando, e concluiu: “O 12º Intereclesial já faz parte da missão pastoral de nossa Diocese”. O Bispo informou sobre a chegada da Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em Juazeiro do Norte.
Os trabalhos da manhã, foram finalizados com uma análise de conjuntura social, feita pelo Cantor e Poeta Zé Vicente, e o teólogo Benedito Ferraro. Zé Vicente dinamizou, instigando os participantes a destacar os principais fatos que assolam as regiões do Ceará. Foram muitas as situações elencadas pelo grupo, com destaque para a mídia cearense, que enfatiza em seus veículos de comunicação a violência.
A situação dos jovens que são envolvidos por uma gama de eventos festivos de massa, promovido por órgãos públicos e que facilitam o acesso rápido as drogas lícitas e ilícitas, também foram destacadas pelo cantor, que disse: “Desta forma a violência virou um grande espetáculo midiático”. Zé Vicente encerrou sua participação recitando um poema de sua autoria.
O teólogo Benedito Ferraro, em sua fala, abordou a realidade nacional destacando a Política com suas vertentes capitalista e econômica e sintetizou: “ uma economia desgraçada, desgraça o cidadão”
A tarde houve análise de conjuntura eclesial feita pelo assessor do setor CEBs, da CNBB, Sérgio Coutinho, que fez uma contextualização das Comunidades de Base, nas décadas de oitenta até os dias atuais. Coutinho explicou as mudanças eclesiais que ocasionaram a criação do documento 25 da CNBB e o documento 92, fruto da 42a. Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.