domingo, 13 de junho de 2010

PRECISAMOS RESPIRAR


Há 20 dias a comunidade da Mutamba, no município de Aracati - CE, tomou uma decisão extrema de fechar a estrada que liga o município de Aracati aos municípios de Itaiçaba e Jaguaruana. O descaso do poder público levou a comunidade a tomar a decisão. "Desde novembro de 2009 a comunidade busca resolver pelo diálogo com a administração municipal, mas não há vontade política da parte do munícipio em resolver a situação", afirma Maria Oliveira, presidente da associação de moradores da Mutamba.
Os moradores da comunidade da Mutamba querem simplesmente o direito de poder respirar. Por causa da poeira são muitos os problemas respitatórios. Pela estrada da Mutamba, embora o governo municipal diga o contrário, trafegam carros pesados das empresas de carcinicultura. Segundo a promotora Emilda afonso de Sousa "o ato de fechar a estrada não é crime, pois trata-se de um estado de necessidade. A saúde, os filhos estão comprometidos com a poeira".
Elson Hélio Moreira,11, sabe muito bem o porque do fechamento da estrada e traduziu com a poesia: Estava na beira da estrada,
Uma galera começou a chegar
E o que eles falavam:
OPA, OPA, OPA LÁ!
Nós lutamos por nossos direitos,
Com razão queremos reclamar
Queremos calçamento feito
Prá podermos respirar.
FONTE:CEBS COMUNICA