quinta-feira, 17 de junho de 2010

LEI DA ECOSOL E A COMISSÃO DA LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA

As vinte horas e trinta minutos quando saíamos da câmara de deputados federais em Brasília uma senhora que caminhava em nossa frente disse "Fizemos um ato porreta" disse Rosangela Maria Sobrinho-Secretaria de Segurança Alimentar do Estado do Piauí. Esta pode ser a expressão do que assistimos hoje, dia dezesseis de junho de 2010 em Brasília.
O movimento da economia solidária entregou no final da tarde a Comissão de Legislação Participativa o projeto de lei que almeja criar o marco legal da economia solidária. O ato iniciou as dezoito horas e onze minutos na sala denominada Plenária 03 da Câmara Legislativa, "esta Comissão busca aproximar o parlamento com as diversas entidades da sociedade civil, entre as quais o movimento da economia solidária", segundo o Presidente da Comissão Deputado Paulo Pimenta.
Podemos dizer que o ato teve duas frentes de organização, na câmara de deputados federais um grupo de 60 militantes mais os companheiros Valdener e Daniel Tygel do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, o deputado federal do PT Ceará e o Secretario Nacional de Economia Solidária Paul Singer, realizaram uma mesa de abertura sobre a necessidade da criação da lei geral de economia solidária, concomitantemente os mais de mil militantes participantes das II CONAES marcharam das tendas, locadas no canteiro das esplanadas, até o congresso nacional, dos quais mais 50 ativista adentram a plenária três e se somaram aos que ali se encontravam.
No começo o ato da plenária três contou com mais de 60 ativista da economia solidária e quinze deputados federais de diversos estados, no final eram...CONTINUE LENDO AQUI