terça-feira, 18 de maio de 2010

TIANGUÁ- CAMOCIM REALIZA ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE CEB’S


Muita animação e entusiasmo na Assembleia Paroquial das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base, que aconteceu nos dias 15 e 16 de maio no Centro de Treinamento São Francisco em Camocim Diocese de Tianguá com representantes de todos os setores da Paróquia, somando um total de 40 participantes. O encontro contou com a assessoria do teólogo leigo Carlos Tursi, professor universitário e membro da Coordenação Arquidiocesana das CEBs de Fortaleza e do Professor Paulo Clesson, leigo catequista.
Falando sobre o tema: “CEBs: Identidade e Missão”, Tursi destacou vários pontos que inviabilizam o autêntico seguimento aos ensinamentos do Mestre Jesus Cristo, forças externas e internas que prejudicam as comunidades na missão de servir dentro de sua pequena conjuntura social e eclesial. Na ocasião, foram formados grupos de debates, onde os participantes, através de suas falas, expressaram descontentamento com o atual modelo de vida comunitária e o desejo de mudança.
Sobre o lema: “É Preciso transformar o chão em que vivemos”, Paulo Clesson fez uma análise de conjuntura social, abordando os aspectos: culturais, sociais, econômicos, políticos e religiosos. Mais uma vez a Assembleia demonstrou o inconformismo com as realidades degradantes que se sobrepõem sobre a vida e a dignidade dos cristãos das comunidades.
No final do encontro, a Assembleia escolheu uma Coordenação paroquial formada por representantes de todos os setores da Paróquia.
“Este encontro é o cumprimento de uma prioridade de nossa paróquia escolhida na última Assembleia paroquial de pastorais”, comentou Carlos Jardel, articulador paroquial das CEB’s.

MARIA DO LIVRAMENTO: A DONA MENTA DAS CEB’S

A assembleia fez memória da companheira Maria do Livramento, conhecida por “Dona Menta do Tamboril” ou simplesmente por “Dona Menta das CEB’s ”, que teve sua vida terrena dedicada ao serviço profético no Setor Tamboril. Uma mulher de fibra que deixou um legado de amor e que ainda em vida colheu frutos das sementes do Reino plantadas no decorrer de sua trajetória.
Dona Menta entrou para a galeria das mulheres que fizeram a diferença em nosso meio, e será para sempre presença viva nas CEB’s.